Uma abordagem sobre a sociologia da educação

Autores

  • Rosélia Maria de Sousa Santos UFCG
  • José Ozildo dos Santos UFCG

Resumo

Trata-se de um artigo de revisão no qual se apresentou a Sociologia da Educação sob diferentes ótica, focalizando as concepções a cerca da educação, formuladas por Émile Durkheim, Max Weber, Karl Marx e Bourdieu. Demonstrou-se que Durkheim entendia que antes de tudo, a educação existe para satisfaz as necessidades sociais. Weber afirmava que o modelo educacional de sua época possuía uma estreita correlação coma chamada burocracia moderna, asfixiando o indivíduo e reduzindo sua liberdade e  autonomia. Karl Mark via a educação como um dos instrumentos promotores da alienação do membro da classe trabalhadora, enquanto que Bourdieu via a educação como uma instância que legitimava os privilégios sociais.

 

Palavras-chave: Educação. Sociedade. Sociabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosélia Maria de Sousa Santos, UFCG

Professor, diplomado em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública, mestrando em Sistemas Agroindustriais, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

José Ozildo dos Santos, UFCG

Diplomado em Gestão Pública, especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública (FIP),

 mestrando em Sistemas Agroindustriais (UFCG) e aluno dos cursos de Especialização

em Direitos Humanos (UFCG), Educação em Direitos Humanos (UFCG) e Educação

para as Relações Étnico-Raciais (UFERSA)

Downloads

Como Citar

Santos, R. M. de S., & Santos, J. O. dos. (2014). Uma abordagem sobre a sociologia da educação. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 4(2), 21–26. Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3023

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2