O enfermeiro e o ensino na assistência às doenças sexualmente transmissíveis: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v6i2.3818Palavras-chave:
AIDS, ensino, docente, enfermagemResumo
As doenças sexualmente transmissíveis e a síndrome da imunodeficiência humana são doenças de alta prevalência, além de ser um problema de política pública de saúde do país. O objetivo deste estudo foi analisar na literatura nacional estudos a respeito da formação do enfermeiro docente e o seu ensino por meio de métodos e práticas pedagógicas na assistência a essas doenças. Trata-se de um estudo de revisão integrativa. A busca foi realizada na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, mediante a combinação dos descritores: Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, Docentes, Ensino, Enfermagem entre o ano 2000 à 2014. Foram encontrados cinco artigos após a aplicação dos critérios de inclusão pré-definidos. Observou-se o relato de experiência e a valorização da percepção pessoal e profissional como instrumentos que alicerçam o ensino ao tema pelos docentes de enfermagem. Portanto, sugere-se a ampliação de pesquisas sobre o contexto docente e as estratégias de ensino, pois estudos com esse enfoque são fundamentais para uma percepção reflexiva do ensino em enfermagem e contribui para a melhoria de sua ação como educador.
Nurses and teaching in assistance for sexually transmitted diseases: a integrative review
ABSTRACT - Sexually transmitted diseases and human immunodeficiency syndrome are highly prevalent diseases. Also, they are a public policy issue of health of the country. The aim of this study was to analyze in the national literature studies on the training of teaching nurses and their education through educational methods and practices in the care of these diseases. This is a study of integrative review. The search was performed in the database Latin American and Caribbean Health Sciences. Through the combination of descriptors: Human Immunodeficiency Syndrome, Teachers, Education, Nursing between 2000 and 2014. Five articles were found after application of predefined inclusion criteria. We observed a report of experience and the enhancement of personal and professional perception as instruments that support teaching on the subject by nursing professors. Therefore, we suggest the expansion of research on the teaching context and teaching strategies, because studies with this approach are key to a reflexive perception of nursing education and they contribute to the improvement of its action as an educator.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cess