O enfermeiro e o ensino na assistência às doenças sexualmente transmissíveis: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v6i2.3818

Palavras-chave:

AIDS, ensino, docente, enfermagem

Resumo

As doenças sexualmente transmissíveis e a síndrome da imunodeficiência humana são doenças de alta prevalência, além de ser um problema de política pública de saúde do país. O objetivo deste estudo foi analisar na literatura nacional estudos a respeito da formação do enfermeiro docente e o seu ensino por meio de métodos e práticas pedagógicas na assistência a essas doenças. Trata-se de um estudo de revisão integrativa. A busca foi realizada na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, mediante a combinação dos descritores: Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, Docentes, Ensino, Enfermagem entre o ano 2000 à 2014. Foram encontrados cinco artigos após a aplicação dos critérios de inclusão pré-definidos. Observou-se o relato de experiência e a valorização da percepção pessoal e profissional como instrumentos que alicerçam o ensino ao tema pelos docentes de enfermagem. Portanto, sugere-se a ampliação de pesquisas sobre o contexto docente e as estratégias de ensino, pois estudos com esse enfoque são fundamentais para uma percepção reflexiva do ensino em enfermagem e contribui para a melhoria de sua ação como educador.

Nurses and teaching in assistance for sexually transmitted diseases: a integrative review

ABSTRACT - Sexually transmitted diseases and human immunodeficiency syndrome are highly prevalent diseases. Also, they are a public policy issue of health of the country. The aim of this study was to analyze in the national literature studies on the training of teaching nurses and their education through educational methods and practices in the care of these diseases.  This is a study of integrative review. The search was performed in the database Latin American and Caribbean Health Sciences. Through the combination of descriptors: Human Immunodeficiency Syndrome, Teachers, Education, Nursing between 2000 and 2014. Five articles were found after application of predefined inclusion criteria. We observed a report of experience and the enhancement of personal and professional perception as instruments that support teaching on the subject by nursing professors. Therefore, we suggest the expansion of research on the teaching context and teaching strategies, because studies with this approach are key to a reflexive perception of nursing education and they contribute to the improvement of its action as an educator.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joao Carlos Alves dos Santos, Trabalho no Centro de Testagem e Aconselhamento de DST/AIDS de São Jose do Rio Preto-SP

Enfermeiro, pós-graduado em Atuação Docente em Saúde na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP)

Trabalho no Centro de Testagem e Aconselhamento de DST/AIDS de São Jose do Rio Preto- SP. e Multiplicador para implantação dos Testes Rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Downloads

Publicado

2016-04-30

Como Citar

Santos, J. C. A. dos. (2016). O enfermeiro e o ensino na assistência às doenças sexualmente transmissíveis: revisão integrativa. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 6(2), 08–12. https://doi.org/10.18378/rebes.v6i2.3818

Edição

Seção

Revisão