Evasão escolar: Um problema, várias causas

Autores

  • Eliana Maria da Nóbrega Silva
  • José Ozildo dos Santos UFCG

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v5i4.4178

Resumo

Assim como os demais problemas relacionados ao processo de aprendizagem, a evasão escolar é um fenômeno que vem se destacando historicamente no contexto escolar. E, tem sido motivo de discussões e analises durante décadas. Diante desse fato, o presente artigo analisa os fatores que contribuem e desafiam educadores em sua práxis escolar, fazendo com que estes  repensem seus métodos. Vários teóricos mostram que a família, que deveria ser incentivo, é um dos meios que por varias razões, leva o aluno ao abandono escolar. A escola também tem colaborado com a evasão escolar. Vale ressaltar que haja uma educação de igualdade para todos é preciso que se busquem novas propostas, que contribuam com a relação família e escola na tentativa de que leve o sujeito a permanecer na escola. Assim, percebe-se que é urgente uma parceria entre família e escola. Diante dessa realidade, é preciso que ambas saibam quais suas respectivas funções. Além de serem as duas instituições responsáveis por formarem seres capazes de transformar seus próprios pensamentos, também são os principais suportes na mediação da construção e reconstrução do sujeito enquanto ser social. Tanto a família, quanto a escola têm o mesmo objetivo e desempenham um papel importante no desenvolvimento mental, psicomotor, social e afetivo desses sujeitos.

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Publicado

2016-04-05

Como Citar

Silva, E. M. da N., & Santos, J. O. dos. (2016). Evasão escolar: Um problema, várias causas. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 5(4), 30–35. https://doi.org/10.18378/rebes.v5i4.4178

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