Mudanças do ensino de química pós ENEM para estudantes de escolas publicas do Município de Pombal, Paraíba

Autores

  • Emerson Erick Vieira da Silva UCAM
  • Everton Vieira da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Soraia Carvalho de Sousa UEPB
  • Roberta de Medeiros Gadelha UCAM
  • Sheila da Silva UCAM

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v7i1.4784

Palavras-chave:

Educação Química, Exame Nacional, Ensino Médio.

Resumo

A Química sempre foi considerada uma disciplina de difícil compreensão e trazia consigo a aversão de alunos e também de futuros professores da área, que se tornavam cada vez mais escassos, havendo a necessidade de mudanças na busca pela evolução do ensino. Com a proposta do novo Ensino Médio e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) passando a ser o mecanismo único de acessos às universidades e institutos federais, o ensino precisou passar por alterações drásticas, a fim de tornar mais próximo da realidade dos educandos, como eram colocados nos questionamentos das avaliações do MEC (Ministério da Educação e Cultura). Objetivou-se avaliar o atual ensino de química compreendendo as mudanças ocorridas pós adoção do ENEM, através da visão de alunos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cerca de 64 alunos de escolas do município de Pombal-PB, a fim de obter dados quali-quantitativos de forma direcionada ao Ensino de Química, o ENEM e as mudanças ocorridas nos últimos anos. Na visão dos alunos, os professores de química das escolas públicas de Pombal-PB mudaram suas práticas docentes através da adoção de aulas contextualizadas e que interligam os tópicos estudados com o cotidiano dos envolvidos, além disto, houve adequação na escolha de matérias didáticos, sendo estes voltados ao ENEM e, também buscou-se a utilização de ferramentas metodológicas diferenciadas, onde este conjunto de ações visou o desenvolvimento de competências e habilidades ao longo do processo formativo do cidadão, onde ele é também capaz de superar o nível de dificuldade do sistema avaliativo vigente. 

Changes of chemistry education post ENEM for students of public schools of Pombal city, Paraíba state

Abstract: Chemistry was always considered a difficult subject to understand and brought with it the aversion of students and also future teachers of the area, who became increasingly scarce, and there is a need for changes in the search for the evolution of teaching. With the proposal of the new High School and the ENEM (National High School Examination) becoming the only mechanism for access to universities and federal institutes, teaching had to undergo drastic changes in order to make it closer to the reality of learners, As they were put in the questions of the evaluations of the MEC (Ministry of Education and Culture). The objective of this study was to evaluate the current teaching of chemistry, including the changes that occurred after adoption of the ENEM, through the students' vision. Semi-structured interviews were conducted with approximately 64 students from schools in the city of Pombal-PB, in order to obtain qualitative and quantitative data directed to the teaching of chemistry, the ENEM and the changes that occurred in recent years. In the students' view, the chemistry teachers of the public schools of Pombal-PB changed their teaching practices through the adoption of contextualized classes that interconnect the topics studied with the daily life of those involved, besides, there was adequate in the choice of didactic subjects, being These focused on the ENEM, and also sought the use of differentiated methodological tools, where this set of actions aimed at the development of skills and abilities throughout the formative process of the citizen, where he is also able to overcome the level of difficulty of the system Evaluation.

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Publicado

2017-01-01

Como Citar

da Silva, E. E. V., Silva, E. V. da, Sousa, S. C. de, Gadelha, R. de M., & Silva, S. da. (2017). Mudanças do ensino de química pós ENEM para estudantes de escolas publicas do Município de Pombal, Paraíba. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 7(1), 09–15. https://doi.org/10.18378/rebes.v7i1.4784

Edição

Seção

Ensino

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