Maquetes para educação interativa em microbiologia no estudo da morfologia de microorganismos
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v8i3.5899Palavras-chave:
Materiais de ensino, Educação, Microbiologia.Resumo
A utilização de materiais didáticos inovadores tem adentrado cada vez mais no âmbito do ensino, visto a necessidade de incentivar o processo de construção do conhecimento e a aprendizagem significativa. O objetivo do estudo foi relatar a eficácia da utilização de maquetes como ferramenta metodológica nas aulas práticas do Componente Curricular de Microbiologia em um Curso de Graduação em Enfermagem. Participaram dessa atividade um total de 38 discentes, além de dois monitores e um docente, os quais acompanharam o processo criativo e orientaram as etapas de desenvolvimento do trabalho: divisão dos temas, confecção das maquetes e apresentação final da atividade. Para a confecção das maquetes foram utilizados materiais recicláveis e de fácil aquisição, representando diferentes microorganismos, como: fungos, bactérias e vírus. A experiência possibilitou participação ativa dos alunos e dos monitores, além da demonstração de criatividade e desempenho crítico satisfatório nas apresentações das maquetes. Nesse aspecto, a utilização de maquetes como ferramenta na educação interativa mostrou-se um mecanismo eficaz no aprendizado da microbiologia, por propiciar a visualização da morfologia dos microorganismos de uma maneira diferenciada.Downloads
Referências
BARBOSA, F. H. F.; BARBOSA, L. P. J. L. Alternativas metodológicas em Microbiologia - viabilizando atividades práticas. Revista de Biologia e Ciências da Terra, v.10, n.2, p.134-143, 2010.
CURSINO, A. G.; Contribuições das tecnologias para uma aprendizagem significativa e o desenvolvimento de projetos no Ensino Fundamental I. 2017. 137f. Dissertação (Mestrado Profissional de Projetos Educacionais de Ciências). Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de Lorena. 2015.
FREIRE, R. S. Microbiologia no Ensino Fundamental: uma prática para enxergar o invisível. 2014. 38f. Monografia (Especialização em Ensino de Ciências). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
FREITAS, D. A.; SANTOS, E. M. D. S.; LIMA, L. V. D. S.; MIRANDA, L. N.; VASCONCELOS, E. L.; NAGLIATE, P. D. C. Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v.20, n.57, p.437-448, 2016.
MOREIRA, A. E. C.; OLIVEIRA, K. L.; SCACCHETTI, F. A. P. O processo de ensino e aprendizagem em questão: implicações metodológicas e motivacionais. Educação Unisinos, v. 20, n.1, p.106-116, 2016.
PAIVA, M. R. F.; PARENTE, J. R. F.; BRANDÃO, I. R.; QUEIROZ, A. H. B. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. Sanare, v.15, n.2, p.145-153, 2016.
PEDROZZANI, A. C.; DA SILVA, A. O.; PATRICÍO, J. G.; CASTELINI, H.; CAMPOS, P.; BARBOSA, C. P. Importância da transmissão de conhecimentos específicos de ciências, anatomia e fisiologia humana a visitantes de uma exposição de maquetes anatômicas. Arquivos do Museu Dinâmico Interdisciplinar, v.20, n.1, p. 38-50, 2016.
PITANO, S. C.; ROQUÉ, B. B. O uso de maquetes no processo de ensino-aprendizagem segundo licenciandos em Geografia. Educação Unisinos,v.19, n.2, p.273-282, 2015.
SILVA, A. A.; FILHA, R. T. S.; FREITAS, S. R. S. Utilização de modelo didático como metodologia complementar ao ensino da anatomia celular. Biota Amazônia, v.6, n.3, p.17-21, 2016.
SOARES, S. R.; CUNHA, M. I. Qualidade do ensino de graduação: concepções de docentes pesquisadores. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v.22, n.2, p.316-331, 2017.
VICENZI, B. C.; CONTO, F.; FORES, M. E.; ROVANI, G.; FERRAZ, S. C. C.; MAROSTEGA, M. G. A monitoria e seu papel no desenvolvimento da formação acadêmica. Revista Ciência em Extensão, v.12, n.3, p.88-94, 2016.
VIEIRA, M. A.; SOUTO, L. E. S.; SOUZA, S. M.; DE ALMEIDA LIMA, C.; DA SILVA OHARA, C. V.; DE DOMENICO, E. B. L. Diretrizes Curriculares Nacionais para a área da enfermagem: o papel das competências na formação do enfermeiro. Renome, v.5, n.1, p.105-121, 2016.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cess