Maquetes para educação interativa em microbiologia no estudo da morfologia de microorganismos

Autores

  • Marcos José Risuenho Brito Silva Universidade do Estado do Pará
  • Lais Cristina Pereira da Costa Gomes Universidade do Estado do Pará
  • Eliseth Costa Oliveira de Matos Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v8i3.5899

Palavras-chave:

Materiais de ensino, Educação, Microbiologia.

Resumo

A utilização de materiais didáticos inovadores tem adentrado cada vez mais no âmbito do ensino, visto a necessidade de incentivar o processo de construção do conhecimento e a aprendizagem significativa. O objetivo do estudo foi relatar a eficácia da utilização de maquetes como ferramenta metodológica nas aulas práticas do Componente Curricular de Microbiologia em um Curso de Graduação em Enfermagem. Participaram dessa atividade um total de 38 discentes, além de dois monitores e um docente, os quais acompanharam o processo criativo e orientaram as etapas de desenvolvimento do trabalho: divisão dos temas, confecção das maquetes e apresentação final da atividade. Para a confecção das maquetes foram utilizados materiais recicláveis e de fácil aquisição, representando diferentes microorganismos, como: fungos, bactérias e vírus. A experiência possibilitou participação ativa dos alunos e dos monitores, além da demonstração de criatividade e desempenho crítico satisfatório nas apresentações das maquetes. Nesse aspecto, a utilização de maquetes como ferramenta na educação interativa mostrou-se um mecanismo eficaz no aprendizado da microbiologia, por propiciar a visualização da morfologia dos microorganismos de uma maneira diferenciada.

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Publicado

2018-07-01

Como Citar

Silva, M. J. R. B., Gomes, L. C. P. da C., & Matos, E. C. O. de. (2018). Maquetes para educação interativa em microbiologia no estudo da morfologia de microorganismos. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 8(3), 62–66. https://doi.org/10.18378/rebes.v8i3.5899

Edição

Seção

Relato de Experiência

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