Metodologia ativa de ensino em bioestatística: uma experiência com a abordagem baseada na problematização
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v9i2.6405Palavras-chave:
ensino, bioestatística, residência, metodologia, educação continuadaResumo
Uma abordagem de metodologia ativa em bioestatística, baseada na problematização foi utilizada para uma turma de 80 residentes do programa de residência multiprofissional e uniprofissional na área da saúde da Universidade Federal de Uberlândia em 2019. Utilizando essa metodologia os residentes desenvolveram um projeto de aprendizagem (PA) intitulado “Projeto de avaliação do perfil do residente multiprofissional da área da saúde” que teve os objetivos de conhecer o perfil 1) sociodemográfico, 2) acadêmico e ocupacional, 3) da qualidade de vida e da saúde mental, 4) e das perspectivas futuras do residente. Este PA teve as seguintes linhas de atuação 1) construção coletiva e preenchimento individual de uma base de dados buscando contemplar elementos para traçar o perfil do residente, 2) preparação de um projeto de pesquisa para submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa com o objetivo de avaliar o perfil residente, 3) análise de dados sobre o perfil do residente e a 4) escrita científica de um artigo descrevendo o perfil do residente. Com a metodologia ativa de ensino da problematização foi possível observar que os residentes compreenderam os conceitos e a aplicabilidade da bioestatística no contexto prático de um PA. Incluí-los no processo de aprendizagem possibilitou a adesão e o envolvimento do grupo e resultados satisfatórios.
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