Metodologia ativa de ensino em bioestatística: uma experiência com a abordagem baseada na problematização
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v9i2.6405Keywords:
ensino, bioestatística, residência, metodologia, educação continuadaAbstract
Uma abordagem de metodologia ativa em bioestatística, baseada na problematização foi utilizada para uma turma de 80 residentes do programa de residência multiprofissional e uniprofissional na área da saúde da Universidade Federal de Uberlândia em 2019. Utilizando essa metodologia os residentes desenvolveram um projeto de aprendizagem (PA) intitulado “Projeto de avaliação do perfil do residente multiprofissional da área da saúde” que teve os objetivos de conhecer o perfil 1) sociodemográfico, 2) acadêmico e ocupacional, 3) da qualidade de vida e da saúde mental, 4) e das perspectivas futuras do residente. Este PA teve as seguintes linhas de atuação 1) construção coletiva e preenchimento individual de uma base de dados buscando contemplar elementos para traçar o perfil do residente, 2) preparação de um projeto de pesquisa para submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa com o objetivo de avaliar o perfil residente, 3) análise de dados sobre o perfil do residente e a 4) escrita científica de um artigo descrevendo o perfil do residente. Com a metodologia ativa de ensino da problematização foi possível observar que os residentes compreenderam os conceitos e a aplicabilidade da bioestatística no contexto prático de um PA. Incluí-los no processo de aprendizagem possibilitou a adesão e o envolvimento do grupo e resultados satisfatórios.
Downloads
References
ASTIN, J.; JENKINS, T.; MOORE, L. Medical students' perspective on the teaching of medical statistics in the undergraduate medical curriculum. Statistics in Medicine, v. 21, n. 7, p. 1003-1006, 2002. < doi.org/10.1002/sim.1132> Acesso em: 23 fev. 2019.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 2, p. 139-154, 1998. < https://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S1414-32831998000100008&script=sci_arttext&tlng=en> Acesso em: 23 fev. 2019.
BONAFÉ, F. et al. Atitudes em relação à Bioestatística de discentes e docentes da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara-UNESP. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, p. 143-147, 2010. <http://hdl.handle.net/11449/71677> Acesso em: 23 fev. 2019.
BRIMACOMBE, Michael B. Biostatistical and medical statistics graduate education. BMC medical education, v. 14, n. 1, p. 18, 2014. < https://doi.org/10.1186/1472-6920-14-18> Acesso em: 23 fev. 2019.
CYRINO, E. G.; TORALLES-PEREIRA, M L. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cadernos de Saúde Pública, v. 20, p. 780-788, 2004. < https://www.scielosp.org/article/csp/2004.v20n3/780-788/pt/> Acesso em: 23 fev. 2019.
DAHER, A. M.; AMIN, F. Assessing the perceptions of a biostatistics and epidemiology module: Views of Year 2 medical students from a Malaysian university. A cross-sectional survey. BMC medical education, v. 10, n. 1, p. 34, 2010. < doi.org/10.1186/1472-6920-10-34>. Acesso em: 23 fev. 2019.
FELETTI, Grahame. Inquiry based and problem based learning: How similar are these approaches to nursing and medical education? Higher Education Research and Development, v. 12, n. 2, p. 143-156, 1993. Acesso em: 23 fev. 2019.
FREIRE, P. Pedagogía de la autonomía: saberes necesarios para la práctica educativa. siglo XXI, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Pedagogia da autonomia, 1996.
FEUERWERKER, L. C. M. Gestão dos processos de mudança na graduação em medicina. Educação médica em transformação: instrumentos para a construção de novas realidades. São Paulo: Hucitec, p. 17-39, 2004.
GOMES, T. N. Avaliação da satisfação dos estudantes de medicina com a metodologia da disciplina de epidemiologia & bioestatística e sugestões para sua melhoria. Encontros Universitários da UFC, v. 1, n. 1, p. 2560, 2016. < http://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/16489> Acesso em: 23 fev. 2019.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO; MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria Interministerial MEC/MS nº 1.077, de 12 de novembro de 2009. Dispõe sobre a Residência Multiprofissional em Saúde e a Residência em Área Profissional da Saúde. < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15462-por-1077-12nov-2009&Itemid=30192> Acesso em: 23 fev. 2019.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA, Lei nº 9.394 - 20 dez. 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. In: Diário Oficial da União. Ano CXXXIV, nº 248, 23 dez. 1996. < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf> Acesso em: 23 fev. 2019.
MILES, S.et al. Statistics teaching in medical school: opinions of practising doctors. BMC medical education, v. 10, n. 1, p. 75, 2010. < doi.org/10.1186/1472-6920-10-75> Acesso em: 23 fev. 2019.
KOMATSU, R. S.; ZANOLLI, M.B.; LIMA, V.V. Aprendizagem baseada em problemas. Marcondes E, Gonçalves E, organizadores. Educação médica. São Paulo: Sarvier, p. 223-37, 1998.
LOPES, C. E. O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores. Cad. Cedes, Campinas, v. 28, n. 74, p. 57-73, 2008. < https://sistemas.riopomba.ifsudestemg.edu.br/dmafe/subsistemas/professor/material/2081973108_CELI%20ESPASANDIN%20LOPES.pdf> Acesso em: 23 fev. 2019.
OLIVEIRA J.B.A, CHADWICK C. Aprender e ensinar. 3 ed. São Paulo: Global; 2001. 395p.
PÉREZ LAVERDE, L. E. et al. Actitudes hacia la estadística de estudiantes universitarios de Colombia. Educación matemática, v. 27, n. 3, p. 111-149, 2015. < http://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S1665-58262015000300111&script=sci_arttext> Acesso em: 23 fev. 2019.
PENMETSA, G. et al. Knowledge, attitude and perception regarding biostatistics among postgraduate students in dental institutions of Andhra Pradesh. Journal of Indian Association of Public Health Dentistry, v. 15, n. 1, p. 68, 2017. Acesso em: 23 fev. 2019.
QUINTINO, C. A. A.; GUEDES, T. A.; MARTINS, A. B. T. Análise estatística das atitudes dos alunos de iniciação científica da Universidade Estadual de Maringá, em relação à disciplina Estatística-2000. Acta Scientiarum. Technology, v. 23, p. 1523-1529, 2001. < http://dx.doi.org/10.4025/actascitechnol.v23i0.2792> Acesso em: 23 fev. 2019.
REED, J. F.; SALEN, P.; BAGHER, P. Methodological and statistical techniques: what do residents really need to know about statistics? Journal of medical systems, v. 27, n. 3, p. 233-238, 2003. < https://link.springer.com/article/10.1023/A:1022519227039> Acesso em: 23 fev. 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Programa de Residência em Área Profissional da Saúde (Uni e Multiprofissional) - PRAPS/FAMED/UFU. < http://www.coremu.famed.ufu.br/programas> Acesso em: 23 fev. 2019.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cess