Produção e acesso as redes sociais científicas por doutores docentes de Instituição de Ensino Superior

Autores

  • Milena Nunes Alves de Sousa Faculdades Integradas de Patos http://orcid.org/0000-0001-8327-9147
  • Flávio Franklin Ferreira Almeida Faculdades Integradas de Patos
  • Alana Candeia de Melo Faculdades Integradas de Patos
  • Elzenir Pereira de Oliveira Almeida Faculdades Integradas de Patos

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v9i2.6702

Palavras-chave:

Ensino Superior, Docente, Bibliometria

Resumo

Objetivou-se realizar um diagnóstico situacional da produção e acesso as redes sociais científicas por doutores docentes de instituição de ensino superior (IES) do sertão da Paraíba. Especificamente, averiguar a formação dos doutores; identificar as áreas de doutoramento; verificar a atualidade na produção científica; e investigar o acesso às mídias sociais científicas pelo grupo. Foi realizada pesquisa descritiva, documental e efetivado o método sistemático bibliométrico. O estudo efetivou-se a partir de dados de docentes doutores de IES paraibana. Adicionalmente, foi feita a pesquisa na Plataforma Lattes, entre os meses de maio e junho de 2019. Os dados foram analisados a partir de estatística descritiva simples. Os resultados indicaram que os doutores docentes presentam baixa produção científica, o que invalida o processo de doutoramento destes sujeitos e desqualifica o processo de ensino, pesquisa e extensão, pilares do ensino superior. Também, têm pouco acesso às mídias sociais científicas. Assim sendo, é fundamental ampliar a rede de relacionamentos e a elaboração de um plano estratégico de desenvolvimento científico para o grupo.

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Biografia do Autor

Milena Nunes Alves de Sousa, Faculdades Integradas de Patos

Enfermeira, Administradora e Turismóloga. Mestre em Ciências da Saúde. Doutorado e Pós-Doutorado em Promoção de Saúde. Pós-Doutora em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande. Docente do Curso de Medicina das Faculdades Integradas de Patos, Patos, Paraíba, Brasil.

Flávio Franklin Ferreira Almeida, Faculdades Integradas de Patos

Mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professor titular das Faculdades Integradas de Patos, Patos-PB, Brasil.

Alana Candeia de Melo, Faculdades Integradas de Patos

Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Diretora Acadêmica das Faculdades Integradas de Patos, Patos-PB, Brasil

Elzenir Pereira de Oliveira Almeida, Faculdades Integradas de Patos

Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC, Brasil. Professora das Faculdades Integradas de Patos, Patos-PB, Brasil.

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Publicado

2019-01-08

Como Citar

Sousa, M. N. A. de, Almeida, F. F. F., Melo, A. C. de, & Almeida, E. P. de O. (2019). Produção e acesso as redes sociais científicas por doutores docentes de Instituição de Ensino Superior. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 9(2), 85–93. https://doi.org/10.18378/rebes.v9i2.6702

Edição

Seção

Artigos