Interdisciplinaridade em Saúde Coletiva: construção de um recurso didático no campo da prática profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v9i4.6935

Palavras-chave:

Práticas Interdisciplinares, Educação em Saúde, Aprendizagem Baseada em Problemas, Prática Profissional.

Resumo

O estudo tem como objetivo apresentar um recurso educacional pautado na interdisciplinaridade em saúde coletiva no âmbito da atuação profissional. Trata-se de um produto desenvolvido no período de abril a junho de 2019 por estudantes de um Programa de Pós-Graduação (doutorado) em Saúde Coletiva, durante o componente curricular Interdisciplinaridade em Saúde Coletiva. Os recursos educacionais são instrumentos para ensino, aprendizado e pesquisa, disponibilizados em formato livre e licenciados de modo aberto, podendo ser adaptados sempre que necessário. Neste sentido, o desenvolvimento partiu inicialmente da delimitação do tema principal (a interdisciplinaridade no campo da prática) e posteriormente da escolha da base teórica sobre o assunto escolhido. Em seguida, optou-se por construir uma oficina para abordar o tema, utilizando as metodologias ativas como âncora do processo de ensino-aprendizagem. Esse produto foi proposto para ser realizado em quatro horas, com um grupo multiprofissional e a participação de mediadores para gerir as atividades. A oficina apresenta seis etapas: 1) acolhimento e apresentações, 2) dinâmica: a saúde pública como campo de investigação, 3) jogo da caixa secreta, 4) exibição e discussão do vídeo “Integralidade”, 5) estudo de caso, 6) fechamento e avaliação. Por fim, esse recurso mostra-se como uma possibilidade de trazer elementos teóricos ao campo da prática profissional, amparando-se em elementos lúdicos, levando os participantes a uma interação que permite a reconstrução do saber e do fazer em saúde.

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Biografia do Autor

Maria Luiza Amorim Sena Pereira, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Nutricionista, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (UFES) e Docente do Centro das Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Marlus Henrique Queiroz Pereira, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Nutricionista, Doutorando em Saúde Coletiva (UFES) e Docente do Centro das Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Bruno Klecius de Andrade Teles, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Psicolólogo, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (UFES) e Docente do Centro das Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Raquel Baroni de Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Odontóloga, Docente do Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Elizabete Regina Araújo de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Enfermeira, Docente do Pós-Graduação em Saúde. Coletiva, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

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Publicado

2019-10-24

Como Citar

Pereira, M. L. A. S., Pereira, M. H. Q., Teles, B. K. de A., Carvalho, R. B. de, & Oliveira, E. R. . A. de. (2019). Interdisciplinaridade em Saúde Coletiva: construção de um recurso didático no campo da prática profissional. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 9(4), 77–83. https://doi.org/10.18378/rebes.v9i4.6935

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