A utilização da WebGincana como instrumento de aprendizagem: Relato de experiência

Autores

  • Emanoel Marcio da Silva Rodrigues Universidade Estadual do Ceará http://orcid.org/0000-0002-1401-9488
  • Ariel Barbosa Gonçalves Universidade Estadual do Ceará
  • Cleide Carneiro Universidade Estadual do Ceará
  • Heraldo Simões Ferreira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v9i4.6969

Palavras-chave:

WebGincana, Ensino Superior, Aprendizagem.

Resumo

Temos como objetivo geral expressar a importância dos educadores desenvolverem práticas inovadoras que favoreçam o processo de aprendizagem no contexto do ensino superior. Portanto, esse artigo trata-se de um relato de experiência sobre uma atividade de cunho pedagógico aplicada a um grupo de 37 discentes, pertencentes ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Informação da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), a intervenção utilizada foi a WebGincana para discussão sobre saúde do trabalhador, tendo vista, que eles interagem uma única vez com o debate sobre saúde durante a Disciplina de Gestão em saúde, segurança e medicina do trabalho. O período da atividade compreende de 19 de outubro até de 26 de outubro de 2017.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanoel Marcio da Silva Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará

Pedagogo e Enfermeiro, trabalho na Prefeitura de Fortaleza como professor-pedagogo. Pertenço ao Programa de Mestrado Profissional Ensino na Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atuo como professor convidado das turmas de Pedagogia do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE) e da Faculdade Plus.

Ariel Barbosa Gonçalves, Universidade Estadual do Ceará

Psicóloga, mestranda do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (UECE). Docente no Curso de Psicologia da Faculdade Vale do Salgado (FVS). 

Cleide Carneiro, Universidade Estadual do Ceará

Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Pesquisadora/Professora adjunto na Universidade Estadual do Ceará (UECE)/Coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (CMEPES) Av. Dr. Silas Munguba, 1700, Campos do Itaperi – Fortaleza–CE – Brasil.

Heraldo Simões Ferreira, Universidade Estadual do Ceará

Educação Física. Doutor em Saúde Coletiva (UECE). Centro Ciências da Saúde (CCS) Professor Adjunto no Curso de Educação Física/Professor e vice-coordenador do Mestrado Profissional em Ensino da Saúde (CMEPES)/Universidade Estadual do Ceará (UECE). Av. Dr. Silas Munguba, 1700, Campos do Itaperi – Fortaleza–CE – Brasil. 

Referências

BARATO, J. N. Webgincanas: Um uso estruturado da internet para educação. In BARBA, C. e CAPELLA, S. (Org.). Computadores em sala de aula: Usos e métodos. Porto Alegre: Penso, 2012.

BASTOS, M. A. P. C; CHAMPANGNATTE, D. M. O. Cibercultura - Perspectivas conceituais, abordagens alternativas de comunicação e movimentos sociais. Revista de Estudos da Comunicação (Impresso), v. 16, p. 312-326, 2015.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio 2016. Seção 1. p. 44-46. Disponível em: . Acesso em: 11 jan 2018.

CARVALHO, J. A; CARVALHO, M. P; BARRETO, M. A. M; ALVES, F. A. Andragogia: Considerações sobre a Aprendizagem do Adulto. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 3, p. 78-90, 2010.

COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO A. E. (orgs.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3. Ed. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2011.

LEITÃO, C. F. Buscando caminhos nos processos de formação/automação. Rev. Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.27, p.25-39, Set/Out/Nov/Dez. 2004.

LEMOS, A. Cibercultura e Mobilidade. A era da conexão. Razón y Palabra, Mexico, v. 41, 2004.

MORAES, D. A ética comunicacional da internet. Revista Ciberlegenda. nº 7. Universidade Federal Fluminense. jul. 2000. Disponível em: http://www.bocc.uff.br/pag/moraes-denis-etica-internet.pdf. Acesso em 03 fev. 2018.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-01-01

Como Citar

Rodrigues, E. M. da S., Gonçalves, A. B., Carneiro, C., & Ferreira, H. S. (2019). A utilização da WebGincana como instrumento de aprendizagem: Relato de experiência. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 9(4), 91–97. https://doi.org/10.18378/rebes.v9i4.6969

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)