Caminhos para a consolidação da disciplina de Toxicologia Médica em um curso de medicina
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v9i4.7111Palavras-chave:
Disciplina optativa, Metodologias de ensino-aprendizagem, Educação médicaResumo
A Toxicologia é a ciência que investiga os efeitos deletérios de substâncias químicas no organismo, sob determinadas condições de exposição, tendo a Toxicologia Médica como uma de suas áreas de atuação, sendo reconhecida como especialidade médica desde 2016 pelo Conselho Federal de Medicina, voltada à prevenção, diagnóstico e manejo de acidentes relacionados aos mais diversos toxicantes. A disciplina de Toxicologia Médica foi implantada no Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em 2017, a partir da detecção da necessidade de uma melhor preparação do profissional médico em formação frente às ocorrências de intoxicações, tão prevalentes no Brasil e no mundo. Desde então têm sido aplicados questionários a cada turma ao término da disciplina, a fim de avaliar a disciplina bem como saber o que pode ser melhorado para as turmas seguintes. Em 2019, novas metodologias foram pensadas e aplicadas para a terceira turma a cursar a disciplina, e os questionários aplicados ao final evidenciaram uma ampla aceitação das novas metodologias bem como da disciplina como um todo. Concluiu-se que, apesar da grande aceitação, os acadêmicos sentem necessidade de uma maior carga horária dedicada à disciplina, visto que é optativa e por isso tem um número reduzido de aulas, bem como de atividades práticas e aulas de campo.Downloads
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