Atuação discente na criação de um grupo de gestantes em uma Unidade Básica de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v10i4.7938Palavras-chave:
Educação médica. Educação em saúde. Centros de saúde. Capacitação profissional.Resumo
Os cuidados de saúde que as gestantes devem receber durante a gestação e o período perinatal são imprescindíveis à sobrevivência e o bem-estar da mãe e da criança. Os grupos de gestantes constituem-se importante meio promotor de apoio psicológico e de educação em saúde a esta população. Ao mesmo tempo, as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de medicina enfocam a importância do discente em ter uma formação que contemple desde a assimilação de conteúdos até a gestão e coordenação de atividades diversas. Neste contexto, a participação do aluno na criação de um grupo de gestantes é de grande valia para sua formação profissional, uma vez que prepara o discente não apenas para a relação médico-paciente, como também para a relação interprofissional e para o gerenciamento de atividades burocráticas dos serviços de saúde. Com o objetivo de demonstrar a importância da participação do discente na criação e manutenção de um grupo de gestantes em uma unidade básica de saúde, o presente trabalho apresenta-se como um relato de experiência das atividades desenvolvidas por acadêmicos do quarto semestre do curso de medicina de uma universidade pública do Ceará. Verificou-se que os discentes tiveram a oportunidade de trabalhar de forma interdisciplinar e multiprofissional, contornando dificuldades e conflitos inerentes às atividades, vivenciando uma experiência essencial para a sua formação profissional tanto como médico quanto como gestor e ator social. Tal experiência poderá repercutir positivamente à saúde da população que será contemplada pelos serviços que serão prestados por estes futuros profissionais.
Downloads
Referências
ANDRADE-ROMO, Z. et al. Group prenatal care: effectiveness and challenges to implementation. Rev. Saúde Pública, São Paulo , v. 53, 85, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Brasília, 2014.
BYERLEY, B. M.; HAAS, D. M.. A systematic overview of the literature regarding group prenatal care for high-risk pregnant women. Bmc Pregnancy And Childbirth, [s.l.]. Springer Science and Business Media LLC, v. 17, n. 1, p.329-338, 29 de setembro de 2017. 10.1186/s12884-017-1522-2.
CALOU, C. G. P. et al. Maternal predictors related to quality of life in pregnant women in the Northeast of Brazil. Health And Quality Of Life Outcomes, [s.l.], v. 16, n. 1, p.1-10, 31 de maio de 2018.
CUNNINGHAM, S. D.; LEWIS, J. B.; THOMAS, J. L.; GRILO, S. A.; ICKOVICS, J. R.. Expect With Me: development and evaluation design for an innovative model of group prenatal care to improve perinatal outcomes. Bmc Pregnancy And Childbirth, [s.l.], v. 17, n. 1, p.147-160, 18 de maio de 2017.
FERREIRA, B. C. S.; ALMEIDA, N. M. S. de. O Conhecimento das Gestantes acerca das Sorologias solicitadas durante o Pré-Natal. Id On Line Revista de Psicologia, [s.l.], v. 11, n. 35, p.155-167, 28 de maio de 2017.
HEBERLEIN, E. et al. The effects of CenteringPregnancy group prenatal care on postpartum visit attendance and contraception use. Contraception, [S.l.], v. 20, 27 de fevereiro de 2020.
LIMA, M. M. de et al . Contribution of university extension activities in a group of pregnant women and couples for the training of nurses. Esc. Anna Nery, v. 22, n. 4, e20170367, 2018 .
SULTANA, M. et al. The effectiveness of introducing Group Prenatal Care (GPC) in selected health facilities in a district of Bangladesh: study protocol. Bmc Pregnancy And Childbirth, [s.l.], v. 17, n. 1, p.1-8, 31 de janeiro de 2017.
SULTANA, M. et al. Group prenatal care experiences among pregnant women in a Bangladeshi community. Plos One, [s.l.], v. 14, n. 6, p.1-18, 12 de junho de 2019.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cess