Aceitação de metodologias de ensino à distância na área da saúde: Uma revisão integrativa

Autores

  • Jéssica Louise Benelli Universidade Luterana do Brasil
  • Lourdes da Silva Gil Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v8i1.5533

Palavras-chave:

Ensino online, Formação continuada, Ambiente virtual

Resumo

O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica com o objetivo de avaliar a aceitação e inserção da metodologia EAD por estudantes e profissionais na área da Saúde, descrevendo metodologias realizadas, seus resultados e impacto na formação dos participantes. Para isso foi realizada busca em bases reconhecidas de artigos científicos que contenham as expressões: “EAD e saúde”, “e-learning health”, e “e-learning and health”. Foram incluídos 43 artigos, dos quais 11 foram sobre metodologias nacionais, e os demais em diversos países de diferentes continentes. Na maioria das metodologias foi utilizado o ambiente virtual de aprendizagem, sendo o Moodle a plataforma mais citada, aplicada tanto a profissionais já formados, no contexto de formação continuada, quanto à alunos de graduação e pós-graduação, de modo complementar ao conhecimento presencial. Das iniciativas realizadas 90,5% tiveram resultados positivos, algumas inclusive com resultados superiores aos de metodologias presenciais comparativas, sendo os resultados negativos associados à falta de engajamento dos tutores e professores ou a falta de dinamicidade da estratégia realizada. A presente revisão nos mostra que o ensino à distância tem sido utilizado para aprimorar, aumentar e consolidar conhecimentos inerentes à pratica dessas profissões de forma muito proveitosa, além disso, permite, na Saúde, a democratização do acesso aos recursos, sendo uma ferramenta também de Saúde Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Louise Benelli, Universidade Luterana do Brasil

Biomédica, Mestre em Patologia, ambos pela UFCSPA, doutoranda em Ciências da Saúde pela FURG, plantonista do Hospital Universitário de Rio Grande pela EBSERH (análises clínicas), e professora de plataforma virtual de ensino Me Salva!. Cursando especialização em Gestão e Docência no Ensino Superior pela ULBRA.

Lourdes da Silva Gil, Universidade Luterana do Brasil

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971), graduação em Pedagogia Orientação Educacional E Magistério pelo Centro Universitário La Salle (1981), mestrado em Educação Ênfase Em Métodos E Técnicas de Ensino pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca (2000), em processo de revalidação do diploma na UFRJ . Foi vice-presidente da Sociedade Educacional Profa Maria Oliveira de Araújo, sendo membro honorário atualmente. É professora da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: terceira idade, educação, administração escolar, ensino superior, identidade, Educação a Distância e currículo por atividades.

Referências

ABAWI, K.; CHANDRA-MOULI, V.; TOSKIN, I.; FESTIN, M. P.; GERTISER, L.; IDRIS, R.; HAMAMY, H.; ALI, M.; BONVENTURE, A. M.; TEMMERMAN, M.; CAMPANA, A. E-learning for research capacity strengthening in sexual and reproductive health: the experience of the Geneva Foundation for medical education and research and the department of reproductive health and research, World Health Organization. Human Resources for Health, v. 14, n. 76, 2016.

ABDELHAI, R.; YASSIN, S.; AHMAD, M. F.; FORS, U. G. H. An e-learning reproductive health module to support improved student learning and interaction: a prospective interventional study at a medical school in Egypt. BMC Medical Education, v.12, n. 11, 2012.

ABREU, A. F.; GONÇALVES, C. M.; PAGNOZZI L. Tecnologia da informação e educação corporativa: contribuições e desafios da modalidade de ensino-aprendizagem à distância no desenvolvimento de pessoas. Rev PEC, v.3, n.1, p. 55-8, 2003.

BARTEIT, S.; HOEPFFNER, P.; KARAMAGI, A.; MUNTHALI, C.; THEURER, A.; NEUHANN, F. Self-directed e-learning at atertiary hospital in Malawi– A qualitative Evaluation and Lessons learn. GMS Zeitschriftfür Medizinische Ausbildung, v.32, n.1, 2015.

BERTOLIN J. C. G.; DE MARCHI A. C. B. Instrumentos para avaliar disciplinas da modalidade semipresencial: uma proposta baseada em sistemas de indicadores. Avaliação, v. 15, n. 3, p. 131-146, 2010.

BEURS, D. P.; GROOT, M. H.; KEIJSER, J.; VERWEY, B.; MOKKENSTORM, J.; TWISK, J. T. R.; VAN DUJIN, E.; VAN HEMERT, A. M.; VERLINDE, L.; VAN LUJIN, B.; VINK, J.; KHERKHOF, A. J. Improving the application of a practice guideline for the assessment and treatent suicidal behavior by training the full staff of physichiatric departaments via an e-learning supported Train-the-Trainner Program: study protocol for the randomised controlled trial. Trials, v.14, n. 9, 2013.

BOEKER, M.; ANDEL, P.; VACH, W.; FRANKENSCHMIDT, A. Game-based e-learning is more effective than a conventional instructional method: a randomized controlled trial with third-year medical students. Plos ONE, v.8, n.12, 2013.

BOS-BONNIE, L. H. A.; JAN, E. A. M.; PAS, E.; KIJSER, M.; DIJK, N. Effectiveness of an individual, online e-learning program about sexually transmitted infections: a prospective cohort study. BMC Family Practice, v.18, n.57, 2017.

CAMACHO A. C. L. F. Análise das publicações nacionais sobre educação a distância na enfermagem. Rev Bras Enferm, v.62, n.4, p.588-93, 2009.

CAMARGO, L. B.; RAGGIO, D. P.; BONACINA, C. F.; WEN, C. L; MENDES, F. M.; BONECKER, M. J. S.; HADDAD, A. E. Proposal of e-learning strategy to teach Atraumatic Restorative Treatment (ART) to undergraduate and graduate students. BMC Research Notes, v.7, 2014.

CHANG, T. P.; PHAM, P. K.; SOBOLEWSKI, B.; DOUGHTY, C. B.; JAMAL, N.; KWAN, K. Y.; LITTLE, K.; BRENKERT, T. E.; MATHISON, D.J. Pediatric emergency medicine asynchronous e-learning: a multicenter randomized controlled solomon four-group study. Academic Emergency Medicine, v.21, n.8, p.912-9, 2014.

CHAVES E. Tecnologias na educação: conceitos básicos [texto na Internet]. Disponível em: http://edu tec.net/Tecnologia%20e%20Educacao/edconc.htm. Acesso em 01 de nov de 2017.

DAHMER, A.; PORTELLA, F. F.; TUBELO, R. A.; MATTOS, L. B.; GOMES, M. Q.; COSTA, M. R. Regionalização dos conteúdos de um curso de especialização em Saúde da Família, a distância: experiência da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS/UFCSPA) em Porto Alegre, Brasil. Comunicação, Saúde e Educação, v. 21, n.61, p.449-63, 2017.

DEGERFÄLT, J.; SJÖSTEDT, S.; FRANSSON, P.; KJELLÉN, E.; WERNER, M. U. E-learning programs in oncology: a nation wide experience from 2005 to 2014. BMC Res Notes, v.10, n.39, 2017.

DETROYER, E.; DOBBELS, F.; DEBONNAIRE, D.; IRVING, K.; TEODORCZUK, A.; FICK, D.; JOOSTEN, E.; MILSEN, K. The effect of an interactive delirium e-learning tool on healthcare workers’ delirium recognition, knowledge and strain in caring for delirious patients: a pilot pre-test/post-test study. BMC Medical Education, v.16, n.17, 2016.

EBBEN, R. H. A; GRUNSVEN, P. M.; MOORS, M. L.; ALDENHVEN, P.; VAAN, J.; VAN HOUT, R.; VAN ACTERBERG, G.; VLOET, L. C. A tailored e-learning improve program to improve handover in the chain of emergency care: a pre-test post-test study. Scandinavian Journal of Trauma, Resuscitation and Emergency Medicine, v.23, n.33, 2015.

FRANSON, K. L.; DUBOIS, E. A.; KAM, M. L.; COHEN, A. F. Measuring learning from the TRC pharmacology E-Learning program. Britinish Journal Clinical Pharmacoly, v.66, n.1, p.135-41, 2007.

GARZA, J.; KOWALEWSKI, K.; FRIEDRICH, M.; SCHMIDT, M. W.; BRUCKNER, T.; KENNGOTT, H. G.; FISCHER, L.; MÜLLER-STICH, B. P.; NICKEL, F. Does rating the operation videos with a checklist score improve the effect of e-learning for bariatric surgical training? Study protocol for a randomized controlled trial. Trials, v.18, n.134, 2017.

GAUPP, R.; KÖRNER, M.; FABRY, G. Effects of a case-based interactive elearning course on knowledge and attitudes about patient safety: a quasiexperimental study with third-year medical students. BMC Medical Education, v.16, 2016.

GHARIB, M.; ZOLFAGHAR, I. M.; MOJTAHEDZADEH, R.; MOHAMMADI, A.; GHARIB, A. Promotion of critical thinking in e-learning: a qualitative study on the experiences of instructors and students. Advances in Medical Education and Practice, v.7, p.271–9, 2016.

GONÇALVES, T. S.; CRENITTE, P. A. P. Development of a CD-ROM on wrien language for the connuing educaon of elementar school teachers. J Appl Oral Sci v. 19, n.6, p.560-6, 2011.

GRANGEIA, T. A. G.; JORGE, B.; FRANCI, D.; SANTOS, T. M.; SETUBAL, M. A. V.; SCHWELLER, M.; DE CARVALHO-FILHO, M. A. Cognitive load and self-determination theories applied to e-learning: impacton students' participation and academic performance. PLOS ONE, v.11, n.3, 2016.

HADLEY, J.; KULIER, R.; ZAMORA, J.; COPPUS, S.; WEINBRENNER, S.; MEYERROSE, B.; DECSI, T.; HORVATH, A. R.; NAGY, E.; EMPARANZA, J. I.; ARVANTIS, T. N.; BURLS, A.; CABELLO, J. B.; KACZOR, M.; ZANHEI, G.; PIERER, K.; KUNZ, R.; WILKIE, V.; WALL, D.; MOL, B. W.; KHAN, K. S. Effectiveness of an e-learning course in evidence-based medicine for foundation (internship) training. J R Soc Med, v. 103, n.7, p.288–94, 2010.

HASHEMIKAMANGAR, S. S.; YAZDANPANAH, F.; MIRZAII, M.; YAZDANI, R.; KARAZIFARD, M. J.; YASINI, E. Efficacy of e-learning via the website of Tehran University of medical sciences for diagnosing tooth discolorations and treatment planning by senior dental students. Acta Medica Iranica, v.54, n.8, 2016.

HASLERUD, T.; TULIPAN, A. J.; GRAY JR., R. M.; BIERMANN, M. E-learning for medical imaging specialists: introducing blended learning in a nuclear medicine specialist course. Acta Radiologica Open, v.6, n.7, p.1–5, 2017.

HOURI, D.; WATANABE, T.; HAYASHI, K.; KUROZAWA, Y. Evaluation of an e-learning distance education system in the graduate school of medical sciences of Tottori University. Yonago Acta medica, v.55, p.69–73, 2012.

JACOMINIB, R. A; PIAIC, T. H.; FIGUEIREDO, R. M. Avaliação de um curso de educação á distância sobre hepatite C. Invest Educ Enferm. v.26, n.2, p.98-104, 2008.

KULIER, R.; HADLEY, J.; WEINBRENNER, S.; MEYERROSE, B.; DECSI, T.; HORVATH, A. R.; NAGY, E.; EMPARANZA, J. I.; COPPUS, S. F.; ARVANITIS, T. N.; BURLS, A.; CABELLO, J. B.; KACZOR, M.; ZANREI, G.; PIERER, K.; KUNZ, R.; MOL, B. W.; KHAN, K. S. Harmonising evidence-based medicine teaching: a study of the outcomes of e-learning in five Europe countries. BMC Medical Education, v.8, n. 7, 2008.

LAU, F. A.; MENDES, V. F.; VALDES, A. A. V.; BOLLELAI, R.; TEIXEIRA, L. A. S. Implantação de Estratégias de Ensino à Distância durante o Internato: Desafios e Perspectivas. Revista Brasileira de educação Médica, v.41, n.2, p.269-77, 2017.

MISTRALETTI, G.; UMBRELLO, M.; ANANIA, E.; ANDRIGHUI, E.; DI CARLO, A .; MARTINETTI, F.; BARELLO, S.; SABBATINI, G.; FORMENTI, P.; MARAFFI, T.; MARAZZO, F.; PALO, A.; BELLANI, G.; RUSSO, R.; FRANCESCONI, S.; VALDOMBRINI, F.; CIGADA, M.; RICCARDI, F.; MOJA, E. A., IAPICHINO, G.; SEDALCU INVESTIGATORS. Neurological assessment with validated tools in general icU: multicenter, randomized, before and after, pragmatic study to evaluate the effectiveness of an e-learning platform for continuous medical education. Minerva anestesiologica, v.83, n.2, p.145-54, 2017.

MEHRDAD, N.; ZOLFAGHARI, M.; BAHRANI, N.; EYBPOOSH, S. Learning outcomes in two different teaching approach in nursing education in Iran: e-learning versus lecture. Acta Medica Iranica, v.49, n.5, p.296-9, 2011.

MENON, A.; KORNER-BITENSKY, N.; CHIGNELL, M.; STRAUS, S. Usability testing of two e-learning resources: methods to maximize potential for clinical use. J Rehabil Med, v.44, p.338–45, 2012.

MEZZARI, A. O uso da aprendizagem baseada em problemas (ABP) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem Moodle. Revista Brasileira de Educação Médica, v.35, n.1, p.114-21, 2010.

MOCZYGEMBA, L. R.; PIERCE, A . L.; DANG, A.; EMBERLEY, P.; CZAR, M. J.; MATZKE, G. R. The ADAPT online education program: A tool for practicing pharmacists delivering patient-centered care. Journal of the american pharmacists Association, v.57, n.5, p.601-7, 2017.

MOHAMED, K. G.; HUNSKAAR, S.; ABDELRAHMAN, S. H.; MALIK, E. M. Telemedicine and e-learning in a primary care setting in Sudan: the experience of the gezira family medicine project. International Journal of Family Medicine, v.2015, 2015.

NESTEROWICKZ, K.; LIBROWSKI, T.; EDELBRING, S. Validanting e-learning in continuing pharmacy education: user acceptance and knowledge change. BMC Medical Education, v.14, n.33, 2014.

O’LEARY, F. M. Paediatric resuscitation training: Is e-learning the answer? A before and after pilot study. Journal of Paediatrics and Child Health, v.48, p.529–33, 2012.

OLIVEIRA M. A. N. Educação a distância como estratégia para a educação permanente em saúde: possibilidades e desafios. Rev Bras Enferm, v..60,n.5, p.585-9, 2007.

OLIVEIRA, A. C.; MATTOS, S.; COIMBRA, M. Development and assessment of an e-learning course on pediatric cardiology basics. JMIR Med Educ, v.3, n.1, 2017.

PICONEZ S. C. P.; FILATRO A. C. O desenvolvimento profissional da docência na formação de professores face a utilização das tecnologias. Educ Temática Digital, v.10, n.2, p. 394-427, 2009.

PINTO, L. F.; ROCHA, C. M. F. Inovações na atenção Primária em Saúde: o uso de ferramentas de tecnologia de comunicação e informação para apoio à gestão local. Ciência & Saúde Coletiva, v.21, n.5, p.1433-48, 2016.

SANTOS, A . N.; MERCADO, L. P. L. Arquivamento e comunicação de imagens radiológicas na formação médica online. Revista Brasileira de Educação Médica, v.34, n.4, p.525-34, 2010.

SEELAND, U.; NAUMAN, A. T.; CORNELIS, A.; LUDWIG, S.; DUNKEL, M.; KARARIGAS, G; REGITZ-ZAGROSEK, V. eGender—from e-learning to e-research: a web-based interactive knowledge-sharing platform for sex- and gender-specific medical education. Biology of Sex Differences, v.7, n.1,2016.

SILVA, C. S.; SOUZA, M. B; FILHO, R. S. F.; MEDEIROS, L. M.; CRIADO P. R. E-learning program for medical students in dermatology. Clinics, v. 66, n.4, p.619-22, 2011.

SIMMONSEN, B. O; DAEHLIN, G. K.;JOHANSSON, I.; FARUP, P. Improvement of drug dose calculations by classroom teaching or e-learning: a randomised controlled trial in nurses. BMJ Open, v.4, 2014.

TAVEIRA-GOMES, T.; PRADO-COSTA, R.; SEVERO, M.; FERREIRA, M. A. Characterization of medical students recall of factual knowledge using learning objects and repeated testingin a novel e-learning system .BMC Medical Education, v.15, n.4, 2015.

TOBASE, L.; TOMAZINI, E. S.; TEODORO, S. V; PIZA, N. G; PERES, H. H. C. Ensino à distância na educação permanente em Urgência e Emergência. J. Health Inform, v.4, p.125-9, 2012.

YAO, K.; UEDO, N.; ISHIKAWA, H.; FILHO, E. C. C.; CARDONA, H. J.; PITTAYANON, R.; OLANO,K C.; YAO, F.; PARRA-BLANCO, A.; HO, S. H.; AVENDANO, A. G.; PISCOYA, A.; FEDOROV, E.; BIALEK, A. P.; MITRAKOV, A.; CARO, L.; GONEN, C.; DOLWANI, S.; FARCA, A.; CUARESMA, L. F.; BONILLA, J. J.; KASETSERMWIRIYA, W.; RAGUNATH, K.; KIM, S. E.; MARINI, M.; LI, H.; CIMMINO, D. G.; PISKORZ, M. M.; IACOPINI, F.; SO, J. B.; YAMAZAKI, K.; KIM, G. H.; ANG, T. L.; MILHOMEM-CARDOSO, D. M.; WALDBAUM, C. A.; CARVAJAL, W. A. P.; HAYWARD, C. M.; SINGH, R.; BANERJEE, R.; ANAGNOSTOPOULOS, G. K.; TAKAHASHI, Y. Development of an e-learning system for endoscopic diagnosis early gastric cancer: an international multicenter randomised controlled trial. Ebio Medicine, v.9, p.140–7, 2016.

XU, W.; JIANG, Q.; QIN, X.; FANG, G.; HU, Z. E-learning for grass-roots emergency public health personnel: preliminary lessons from a national program in China. BioScience Trends, v.10, n.3, p.235-9, 2016.

Downloads

Publicado

2018-01-01

Como Citar

Benelli, J. L., & Gil, L. da S. (2018). Aceitação de metodologias de ensino à distância na área da saúde: Uma revisão integrativa. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 8(1), 07–17. https://doi.org/10.18378/rebes.v8i1.5533

Edição

Seção

Revisão