Aceitação de metodologias de ensino à distância na área da saúde: Uma revisão integrativa

Autores/as

  • Jéssica Louise Benelli Universidade Luterana do Brasil
  • Lourdes da Silva Gil Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v8i1.5533

Palabras clave:

Ensino online, Formação continuada, Ambiente virtual

Resumen

O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica com o objetivo de avaliar a aceitação e inserção da metodologia EAD por estudantes e profissionais na área da Saúde, descrevendo metodologias realizadas, seus resultados e impacto na formação dos participantes. Para isso foi realizada busca em bases reconhecidas de artigos científicos que contenham as expressões: “EAD e saúde”, “e-learning health”, e “e-learning and health”. Foram incluídos 43 artigos, dos quais 11 foram sobre metodologias nacionais, e os demais em diversos países de diferentes continentes. Na maioria das metodologias foi utilizado o ambiente virtual de aprendizagem, sendo o Moodle a plataforma mais citada, aplicada tanto a profissionais já formados, no contexto de formação continuada, quanto à alunos de graduação e pós-graduação, de modo complementar ao conhecimento presencial. Das iniciativas realizadas 90,5% tiveram resultados positivos, algumas inclusive com resultados superiores aos de metodologias presenciais comparativas, sendo os resultados negativos associados à falta de engajamento dos tutores e professores ou a falta de dinamicidade da estratégia realizada. A presente revisão nos mostra que o ensino à distância tem sido utilizado para aprimorar, aumentar e consolidar conhecimentos inerentes à pratica dessas profissões de forma muito proveitosa, além disso, permite, na Saúde, a democratização do acesso aos recursos, sendo uma ferramenta também de Saúde Pública.

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Biografía del autor/a

Jéssica Louise Benelli, Universidade Luterana do Brasil

Biomédica, Mestre em Patologia, ambos pela UFCSPA, doutoranda em Ciências da Saúde pela FURG, plantonista do Hospital Universitário de Rio Grande pela EBSERH (análises clínicas), e professora de plataforma virtual de ensino Me Salva!. Cursando especialização em Gestão e Docência no Ensino Superior pela ULBRA.

Lourdes da Silva Gil, Universidade Luterana do Brasil

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971), graduação em Pedagogia Orientação Educacional E Magistério pelo Centro Universitário La Salle (1981), mestrado em Educação Ênfase Em Métodos E Técnicas de Ensino pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca (2000), em processo de revalidação do diploma na UFRJ . Foi vice-presidente da Sociedade Educacional Profa Maria Oliveira de Araújo, sendo membro honorário atualmente. É professora da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: terceira idade, educação, administração escolar, ensino superior, identidade, Educação a Distância e currículo por atividades.

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Publicado

2018-01-01

Cómo citar

Benelli, J. L., & Gil, L. da S. (2018). Aceitação de metodologias de ensino à distância na área da saúde: Uma revisão integrativa. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 8(1), 07–17. https://doi.org/10.18378/rebes.v8i1.5533

Número

Sección

REVISIÓN BIBLIOGRÁFICA