Formação para o SUS em disciplinas básicas dos cursos de saúde: Uma experiência do PET-Saúde/GraduaSUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v10i4.7986

Palavras-chave:

PET-Saúde, educação médica, educação em saúde, metodologias ativas de ensino-aprendizagem, sistema único de saúde

Resumo

Este artigo relata experiência do PET-Saúde/GraduaSUS do curso de Medicina do Campus UFRJ-Macaé que tem proposta pedagógica nos moldes das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). As principais atuações do projeto foram mudanças curriculares alinhadas às DCNs, desenvolvimento docente e integração ensino-serviço-comunidade. Como resultados, já alcançamos maior compreensão das DCNs, montamos um curso de atualização em ensino, que iniciou mobilizações em torno de métodos ativos de ensino-aprendizagem; curso de extensão para docentes, para maior integração ensino-serviço- comunidade; interações entre disciplinas essencialmente biológicas com outras mais aplicadas à clínica médica e à saúde pública; uso de metodologia ativa em liga acadêmica do curso de Medicina. Ademais, houve aproximação dos docentes que atuam no ciclo básico com o SUS, através de cursos e visitas a serviços de saúde. As ações deste grupo PET-Saúde/GraduaSUS tem gerado mobilizações e acreditamos ser o início de mudanças significativas na formação dos profissionais de saúde do Campus UFRJ-Macaé com consequente impacto na qualidade de serviços assistenciais no SUS.

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Biografia do Autor

Cyntia Fiuza Morais, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Professor Aloísio Teixeira, Macaé, RJ.

Acadêmica de Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Ouro Preto. 

Patrícia Camila dos Anjos Batista, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Professor Aloísio Teixeira, Macaé, RJ.

Acadêmica de Medicina (10º período)

Maria Fernanda Alpoim de Jesus Dutra, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Professor Aloísio Teixeira, Macaé, RJ.

Acadêmica de Medicina (10º período)

Barbara Soares de Oliveira Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Professor Aloísio Teixeira, Macaé, RJ.

Acadêmica de Medicina

Kathleen Tereza da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Professor Aloísio Teixeira, Macaé, RJ.

Professora Adjunta no Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé, na área de Saúde Coletiva.

Coordenadora do Observatório de Saúde de Macaé

Doutora em Medicina pelo Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica/Faculdade de Medicina/UFRJ (2015), Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2004), médica sanitarista - especialização em Medicina Preventiva e Social pelo Departamento de Medicina Preventiva e Social/Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP (1999) e graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Maringá (1997)

Professora Permanente do Mestrado Profissional em Atenção Primária em Saúde/UFRJ e Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidade e Ecologia Social. Líder do grupo de pesquisa Observatório de Políticas Públicas, Cuidado e Formação em Saúde - Campus UFRJ/MACAÉ. Pesquisadora da Linha de Pesquisa Micropolítica do Trabalho e o Cuidado em Saúde

Vivian de Oliveira Sousa Corrêa, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Professor Aloísio Teixeira, Macaé, RJ.

Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre e Doutora em Ciências Morfológicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas UFRJ e Graduada em Fisioterapia pela Faculdade de Medicina UFRJ.

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Publicado

2020-11-14

Como Citar

Morais, C. F., dos Anjos Batista, P. C., Alpoim de Jesus Dutra, M. F., de Oliveira Souza, B. S., da Cruz, K. T., & Sousa Corrêa, V. de O. (2020). Formação para o SUS em disciplinas básicas dos cursos de saúde: Uma experiência do PET-Saúde/GraduaSUS. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 10(4), 105–112. https://doi.org/10.18378/rebes.v10i4.7986

Edição

Seção

Artigos