Formação para o SUS em disciplinas básicas dos cursos de saúde: Uma experiência do PET-Saúde/GraduaSUS
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v10i4.7986Palavras-chave:
PET-Saúde, educação médica, educação em saúde, metodologias ativas de ensino-aprendizagem, sistema único de saúdeResumo
Este artigo relata experiência do PET-Saúde/GraduaSUS do curso de Medicina do Campus UFRJ-Macaé que tem proposta pedagógica nos moldes das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). As principais atuações do projeto foram mudanças curriculares alinhadas às DCNs, desenvolvimento docente e integração ensino-serviço-comunidade. Como resultados, já alcançamos maior compreensão das DCNs, montamos um curso de atualização em ensino, que iniciou mobilizações em torno de métodos ativos de ensino-aprendizagem; curso de extensão para docentes, para maior integração ensino-serviço- comunidade; interações entre disciplinas essencialmente biológicas com outras mais aplicadas à clínica médica e à saúde pública; uso de metodologia ativa em liga acadêmica do curso de Medicina. Ademais, houve aproximação dos docentes que atuam no ciclo básico com o SUS, através de cursos e visitas a serviços de saúde. As ações deste grupo PET-Saúde/GraduaSUS tem gerado mobilizações e acreditamos ser o início de mudanças significativas na formação dos profissionais de saúde do Campus UFRJ-Macaé com consequente impacto na qualidade de serviços assistenciais no SUS.Downloads
Referências
BALDOINO, A. S.; VERAS, R. M. Análise das atividades de integração ensino-serviço desenvolvidas nos cursos de saúde da Universidade Federal da Bahia. Revista Escola de Enfermagem, v. 50, nº spe, p. 17-24, 2016. 10.1590/S0080-623420160000300003
BOELEN, C. A. A new paradigm for medical schools a century after Flexner’s report. Bull World Health Organ, v.80, n.7, p.592-593, 2002. PMID: 12163925 PMCID: PMC2567557
BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Portaria Interministerial Nº 421, de 3 de março de 2010. Institui o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) e dá outras providências. Diário Oficial da União, 2010.
BRASILa. Ministério da Educação. Resolução nº 3, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União, 2014.
BRASILb. Presidência da República. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, 2014.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Edital nº 13, de 28 de setembro de 2015. Seleção para o Programa de Educação Pelo Trabalho Para a Saúde: PET-Saúde/GraduaSUS - 2016/2017. Diário Oficial da União. 29 Set 2015.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: um panorama da edição PET-Saúde/ GraduaSUS. Brasília, 2018.
CAVALCANTE, A. S. P.; VASCONCELOS, M. I. O.; LIRA, G. V.; HENRIQUES, R. L. M.; ALBUQUERQUE, I. N. M.; MACIEL, G. P.; RIBEIRO, M. A.; GOMES, D. F. As ligas acadêmicas na área da saúde: lacunas do conhecimento na produção científica brasileira. Revista Brasileira de Educação Médica, v.42, n.1, p.197-204, 2018. 10.1590/1981-52712018v42n1rb20170081
CARDOSO, A. C.; CORRALO, D. J.; KRAHL, M.; ALVES, L. P. O estímulo à prática da interdisciplinaridade e do multiprofissionalismo: a extensão universitária como uma estratégia para a educação interprofissional. Revista da Abeno, v.15, n.12, p.12-19, 2015. 10.30979/rev.abeno.v15i2.93
CARON, C. R.; BOLSANELLO, M. A. O ensino médico baseado em problemas: uma experiência construtivista. Imagens Da Educação, v.7, n.2, p.54-63, 2017. 10.4025/imagenseduc.v7i2.36798
CONTERNO, S. F. R; LOPES, R. E. Pressupostos pedagógicos das atuais propostas de formação superior em saúde do Brasil: origens históricas e fundamentos teóricos. Avaliação (Campinas), v. 21, n. 3, p. 993-1016, 2016. 10.1590/S1414-40772016000300016
DANIEL, E.; ZÉTOLA, P. R.; SUE, C. A.; AMORIM, C. S. Liga Acadêmica de Medicina do Trabalho: a experiência da Universidade Federal do Paraná. Rev Bras Med Trab, v.16, n.2, p-199-209, 2018. 10.5327/Z1679443520180087
DESLANDES, M. S. S.; ARANTES, A. R. A extensão universitária como meio de transformação social. Sinapse Múltipla, v.6, n.2, p-179-183, 2017. ISSN: 2316-4514
FRANÇA, T.; MAGNAGO, C.; SANTOS, M. R.; BELISÁRIO. S. A. SILVA, C. B. G. PET-Saúde/GraduaSUS: retrospectiva, diferenciais e panorama de distribuição dos projetos. Saúde Debate, v. 42, n.2, p. 286-301, 2018. 10.1590/0103-11042018S220
GRZYBOWSKI, L. S.; LEVANDOWSKI, D. C.; COSTA, E. L. N. O que Aprendi com o PET? Repercussões da Inserção no SUS para a Formação Profissional. Revista Brasileira de Educação médica, v. 41, n. 4, p. 505 – 514, 2017. 10.1590/1981-52712015v41n4rb20170007
KRUG, R. R.; VIEIRA, M. S. M.; ANDRADE E MACIEL, M. V.; ERDMANN, T. R.; VIEIRA, F. C. F.; KOCH, M. C.; GROSSMAN, S. O “Bê-À-Bá” da aprendizagem baseada em equipe. Revista Brasileira de Educação Médica, v.40, n.4, p.602-610, 2016. 10.1590/1981-52712015v40n4e00452015
LARA, E. M. O.; LIMA, V. V.; MENDES, J. D.; RIBEIRO, E. C. O.; PADILHA, R. Q. O professor nas metodologias ativas e as nuances entre ensinar e aprender: desafios e possibilidades. Interface (Botucatu), v.23, e180393, 2019. 10.1590/interface.180393
LIMA, V.V. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface (Botucatu), v. 21, nº 61, p. 421-434, 2017. 10.1590/1807-57622016.0316
MATIAS, M. C. S. O desafio ético-estético-político do SUS para a formação médica: uma análise do Programa Mais Médicos. 2017. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.
MELO, R. H. V.; FELIPE, M. C. P.; CUNHA, A. T. R.; VILAR, R. L. A.; PEREIRA, E. J. S.; CARNEIRO, N. E. A.; FREITAS, N. G. H. B.; JÚNIOR, J.D. Roda de Conversa: uma articulação solidária entre ensino, serviço e comunidade. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 40, n.2, p-301-309, 2016. 10.1590/1981-52712015v40n2e01692014
SLOMP JUNIOR, H.; FEUERWERKER, L .C. M.; LAND, M. G. P. Educação em saúde ou projeto terapêutico compartilhado? O cuidado extravasa a dimensão pedagógica. Ciência Saúde Coletiva, v. 20, nº 2, p. 537-546, 2017. 10.1590/1413-81232015202.00512014
UFRJ. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Projeto submetido ao Edital de Seleção PETSaúde/GraduaSUS, 2015. (mimeo)
UFRJ. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Resolução S/N de 06 de agosto de 2009. Criação do Curso de Medicina. Boletim Interno da UFRJ, 2009.
VASCONCELOS, A. C. F.; STEDEFELDT, E.; FRUTUOSO, M, F, P. Uma experiência de integração ensino-serviço e a mudança prática profissionais: com a palavras, os profissionais de saúde. Interface (Botucatu), v.20, n.56, 2016, 10.1590/1807-57622015.0395
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cess