Formação para o SUS em disciplinas básicas dos cursos de saúde: Uma experiência do PET-Saúde/GraduaSUS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v10i4.7986

Palabras clave:

PET-Saúde, educação médica, educação em saúde, metodologias ativas de ensino-aprendizagem, sistema único de saúde

Resumen

Este artigo relata experiência do PET-Saúde/GraduaSUS do curso de Medicina do Campus UFRJ-Macaé que tem proposta pedagógica nos moldes das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). As principais atuações do projeto foram mudanças curriculares alinhadas às DCNs, desenvolvimento docente e integração ensino-serviço-comunidade. Como resultados, já alcançamos maior compreensão das DCNs, montamos um curso de atualização em ensino, que iniciou mobilizações em torno de métodos ativos de ensino-aprendizagem; curso de extensão para docentes, para maior integração ensino-serviço- comunidade; interações entre disciplinas essencialmente biológicas com outras mais aplicadas à clínica médica e à saúde pública; uso de metodologia ativa em liga acadêmica do curso de Medicina. Ademais, houve aproximação dos docentes que atuam no ciclo básico com o SUS, através de cursos e visitas a serviços de saúde. As ações deste grupo PET-Saúde/GraduaSUS tem gerado mobilizações e acreditamos ser o início de mudanças significativas na formação dos profissionais de saúde do Campus UFRJ-Macaé com consequente impacto na qualidade de serviços assistenciais no SUS.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cyntia Fiuza Morais, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Professor Aloísio Teixeira, Macaé, RJ.

Acadêmica de Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Ouro Preto. 

Patrícia Camila dos Anjos Batista, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Professor Aloísio Teixeira, Macaé, RJ.

Acadêmica de Medicina (10º período)

Maria Fernanda Alpoim de Jesus Dutra, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Professor Aloísio Teixeira, Macaé, RJ.

Acadêmica de Medicina (10º período)

Barbara Soares de Oliveira Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Professor Aloísio Teixeira, Macaé, RJ.

Acadêmica de Medicina

Kathleen Tereza da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Professor Aloísio Teixeira, Macaé, RJ.

Professora Adjunta no Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé, na área de Saúde Coletiva.

Coordenadora do Observatório de Saúde de Macaé

Doutora em Medicina pelo Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica/Faculdade de Medicina/UFRJ (2015), Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2004), médica sanitarista - especialização em Medicina Preventiva e Social pelo Departamento de Medicina Preventiva e Social/Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP (1999) e graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Maringá (1997)

Professora Permanente do Mestrado Profissional em Atenção Primária em Saúde/UFRJ e Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidade e Ecologia Social. Líder do grupo de pesquisa Observatório de Políticas Públicas, Cuidado e Formação em Saúde - Campus UFRJ/MACAÉ. Pesquisadora da Linha de Pesquisa Micropolítica do Trabalho e o Cuidado em Saúde

Vivian de Oliveira Sousa Corrêa, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Professor Aloísio Teixeira, Macaé, RJ.

Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre e Doutora em Ciências Morfológicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas UFRJ e Graduada em Fisioterapia pela Faculdade de Medicina UFRJ.

Citas

BALDOINO, A. S.; VERAS, R. M. Análise das atividades de integração ensino-serviço desenvolvidas nos cursos de saúde da Universidade Federal da Bahia. Revista Escola de Enfermagem, v. 50, nº spe, p. 17-24, 2016. 10.1590/S0080-623420160000300003

BOELEN, C. A. A new paradigm for medical schools a century after Flexner’s report. Bull World Health Organ, v.80, n.7, p.592-593, 2002. PMID: 12163925 PMCID: PMC2567557

BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Portaria Interministerial Nº 421, de 3 de março de 2010. Institui o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) e dá outras providências. Diário Oficial da União, 2010.

BRASILa. Ministério da Educação. Resolução nº 3, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União, 2014.

BRASILb. Presidência da República. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Edital nº 13, de 28 de setembro de 2015. Seleção para o Programa de Educação Pelo Trabalho Para a Saúde: PET-Saúde/GraduaSUS - 2016/2017. Diário Oficial da União. 29 Set 2015.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: um panorama da edição PET-Saúde/ GraduaSUS. Brasília, 2018.

CAVALCANTE, A. S. P.; VASCONCELOS, M. I. O.; LIRA, G. V.; HENRIQUES, R. L. M.; ALBUQUERQUE, I. N. M.; MACIEL, G. P.; RIBEIRO, M. A.; GOMES, D. F. As ligas acadêmicas na área da saúde: lacunas do conhecimento na produção científica brasileira. Revista Brasileira de Educação Médica, v.42, n.1, p.197-204, 2018. 10.1590/1981-52712018v42n1rb20170081

CARDOSO, A. C.; CORRALO, D. J.; KRAHL, M.; ALVES, L. P. O estímulo à prática da interdisciplinaridade e do multiprofissionalismo: a extensão universitária como uma estratégia para a educação interprofissional. Revista da Abeno, v.15, n.12, p.12-19, 2015. 10.30979/rev.abeno.v15i2.93

CARON, C. R.; BOLSANELLO, M. A. O ensino médico baseado em problemas: uma experiência construtivista. Imagens Da Educação, v.7, n.2, p.54-63, 2017. 10.4025/imagenseduc.v7i2.36798

CONTERNO, S. F. R; LOPES, R. E. Pressupostos pedagógicos das atuais propostas de formação superior em saúde do Brasil: origens históricas e fundamentos teóricos. Avaliação (Campinas), v. 21, n. 3, p. 993-1016, 2016. 10.1590/S1414-40772016000300016

DANIEL, E.; ZÉTOLA, P. R.; SUE, C. A.; AMORIM, C. S. Liga Acadêmica de Medicina do Trabalho: a experiência da Universidade Federal do Paraná. Rev Bras Med Trab, v.16, n.2, p-199-209, 2018. 10.5327/Z1679443520180087

DESLANDES, M. S. S.; ARANTES, A. R. A extensão universitária como meio de transformação social. Sinapse Múltipla, v.6, n.2, p-179-183, 2017. ISSN: 2316-4514

FRANÇA, T.; MAGNAGO, C.; SANTOS, M. R.; BELISÁRIO. S. A. SILVA, C. B. G. PET-Saúde/GraduaSUS: retrospectiva, diferenciais e panorama de distribuição dos projetos. Saúde Debate, v. 42, n.2, p. 286-301, 2018. 10.1590/0103-11042018S220

GRZYBOWSKI, L. S.; LEVANDOWSKI, D. C.; COSTA, E. L. N. O que Aprendi com o PET? Repercussões da Inserção no SUS para a Formação Profissional. Revista Brasileira de Educação médica, v. 41, n. 4, p. 505 – 514, 2017. 10.1590/1981-52712015v41n4rb20170007

KRUG, R. R.; VIEIRA, M. S. M.; ANDRADE E MACIEL, M. V.; ERDMANN, T. R.; VIEIRA, F. C. F.; KOCH, M. C.; GROSSMAN, S. O “Bê-À-Bá” da aprendizagem baseada em equipe. Revista Brasileira de Educação Médica, v.40, n.4, p.602-610, 2016. 10.1590/1981-52712015v40n4e00452015

LARA, E. M. O.; LIMA, V. V.; MENDES, J. D.; RIBEIRO, E. C. O.; PADILHA, R. Q. O professor nas metodologias ativas e as nuances entre ensinar e aprender: desafios e possibilidades. Interface (Botucatu), v.23, e180393, 2019. 10.1590/interface.180393

LIMA, V.V. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface (Botucatu), v. 21, nº 61, p. 421-434, 2017. 10.1590/1807-57622016.0316

MATIAS, M. C. S. O desafio ético-estético-político do SUS para a formação médica: uma análise do Programa Mais Médicos. 2017. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

MELO, R. H. V.; FELIPE, M. C. P.; CUNHA, A. T. R.; VILAR, R. L. A.; PEREIRA, E. J. S.; CARNEIRO, N. E. A.; FREITAS, N. G. H. B.; JÚNIOR, J.D. Roda de Conversa: uma articulação solidária entre ensino, serviço e comunidade. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 40, n.2, p-301-309, 2016. 10.1590/1981-52712015v40n2e01692014

SLOMP JUNIOR, H.; FEUERWERKER, L .C. M.; LAND, M. G. P. Educação em saúde ou projeto terapêutico compartilhado? O cuidado extravasa a dimensão pedagógica. Ciência Saúde Coletiva, v. 20, nº 2, p. 537-546, 2017. 10.1590/1413-81232015202.00512014

UFRJ. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Projeto submetido ao Edital de Seleção PETSaúde/GraduaSUS, 2015. (mimeo)

UFRJ. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Resolução S/N de 06 de agosto de 2009. Criação do Curso de Medicina. Boletim Interno da UFRJ, 2009.

VASCONCELOS, A. C. F.; STEDEFELDT, E.; FRUTUOSO, M, F, P. Uma experiência de integração ensino-serviço e a mudança prática profissionais: com a palavras, os profissionais de saúde. Interface (Botucatu), v.20, n.56, 2016, 10.1590/1807-57622015.0395

Publicado

2020-11-14

Cómo citar

Morais, C. F., dos Anjos Batista, P. C., Alpoim de Jesus Dutra, M. F., de Oliveira Souza, B. S., da Cruz, K. T., & Sousa Corrêa, V. de O. (2020). Formação para o SUS em disciplinas básicas dos cursos de saúde: Uma experiência do PET-Saúde/GraduaSUS. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 10(4), 105–112. https://doi.org/10.18378/rebes.v10i4.7986

Número

Sección

ARTÍCULOS