Experiência da formação de facilitadores para implantação da metodologia de dimensionamento da força de trabalho em saúde
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v10i4.8167Palavras-chave:
Formação, Dimensionamento da força de trabalho, Gestão em Saúde, Inovação, Atenção à saúde.Resumo
Este estudo pretende mostrar a experiência da formação de profissionais das áreas de gestão, educação e atenção em saúde como facilitadores da implantação da metodologia do dimensionamento da força de trabalho em saúde. Relacionar teoria e prática no cotidiano de trabalho e, a partir dessa relação, formar trabalhadores para atuar no Sistema Único de Saúde sempre foi um desafio. A Formação em Saúde deve ocorrer em todos os espaços onde se desenvolve o trabalho, com o trabalhador sendo o protagonista e o usuário o centro de todo processo. Procuramos, com essa experiência na Região de Saúde 1 – Ceará, relacionar a prática do dia a dia dos profissionais e gestores com as necessidades dos usuários, para, por meio desta metodologia, refletir sobre os problemas encontrados nas cenas do cotidiano dos serviços de saúde e qualificar a assistência prestada aos usuários. O processo formativo desenvolvido por intermédio do projeto de dimensionamento vem ao encontro dessa reflexão, pois entendemos que esta metodologia é dinâmica e tem a capacidade de interagir com o cotidiano do trabalho, integrando processos como avaliação de desempenho e competências. Além disso, insere os profissionais nos princípios pedagógicos e técnicos que fundamentam e potencializam a força de trabalho, qualificando sua atuação e o processo de trabalho em saúde no SUS.
Downloads
Referências
AGONIGI, R.C., et al. A produção do cuidado no cotidiano das Equipes de Saúde da Família. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, DF, v. 71, Supl. 6, p. 2817-2824, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/reben/v71s6/pt_0034-7167-reben-71-s6-2659.pdf. Acesso em: 13 jun. 2020
ALEGRO, R.C. Conhecimento prévio e aprendizagem significativa de conceitos históricos no Ensino Médio. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, 2008. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/Educacao/Dissertacoes/alegro_rc_ms_mar.pdf. Acesso em: 01 jun. 2020.
BRASIL, Ministério da Saúde. Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2017. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html. Acesso em: 24 abr. 2020.
BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Dimensionamento da Força de Trabalho em Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: http://www.saude.gov.br/trabalho-educacao-e-qualificacao/gestao-e-regulacao-do-trabalho-em-saude/gestao-do-trabalho-em-saude/dimensionamento-da-forca-de-trabalho-no-sus. Acesso em: 3 fev. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n. 4.279, de 30 de dezembro de 2010. Estabelece diretrizes para organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema único de Saúde (SUS). Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2010/prt4279_30_12_2010.html. Acesso em: 05 jun. 2020.
DEJOURS, C. Subjetividade, trabalho e ação. Revista Produção, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 27-34, set./dez. 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-65132004000300004. Acesso em 8 maio 2020.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 48 ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
GALAVOTE, H. S. A gestão do trabalho na estratégia saúde da família: o governo de si e do
outro sob a ótica do gestor. 2016. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016. Disponível em: http://200.137.65.30/bitstream/10/10090/1/tese_10470_Heleticia%20Scabelo%20Galavote.pdf. Acesso em 01 jun. 2020.
LIMA, V. V. Espiral Construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface, Botucatu, v. 21, n. 61, p. 421-434, 2017. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/icse/2017.v21n61/421-434/pt. Acesso em 12 jun. 2020.
MACHADO, A.B., QUARESMA, F. R. P. Metodologia ativa no processo de ensino aprendizagem dos profissionais de saúde. Revista Educação, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 69-75, 2019. Disponível em: http://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/3627. Acesso em: 12 jun. 2020.
MERHY, E.E. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. 2ª ed. São Paulo: Hucitec, 2005.
NASCIMENTO, E. P. L. Dimensionamento da Força de Trabalho na Atenção Básica. In: Encontro Internacional de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde, I, 2018, Brasília, Anais [s. I.] Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: https://www.saude.gov.br/noticias/sgtes/42842-i-encontro-internacional-de-gestao-e-da-regulacao-do-trabalho-em-saude. Acesso em: 07 fev. 2020.
NASCIMENTO, E. P. L.; CARMONA, S. A. M. L. D. A experiência da elaboração do dimensionamento na Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. Porto Alegre: Rede Unida, 2018. No prelo.
OLIVEIRA, J. M. et all. Processos educacionais na saúde: especialização com ênfase em avaliação de competência. São Paulo: Hospital Sírio Libanês, Ministério da Saúde, 2017. Disponível em:
https://www.researchgate.net/publication/322580631_Processos_Educacionais_na_Saude_com_Enfase_em_Avaliacao_de_Competencia. Acesso em: 13 jun. 2020.
POSSA, L. B.; RAMOS, L. Dimensionamento da Força de Trabalho no SUS: o trabalho (e trabalhador) vivo no planejamento do cuidado em saúde. Saúde em Redes, Rio Grande do Sul, v. 2, n. 1, p. 43-52, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18310/2446-4813.2016v2n1p43-52. Acesso em: 29 maio 2020.
RODRIGUES, J. A. Territorialização em Saúde: um relato de experiência. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde, II, 2017, Campina Grande-Paraíba, Anais [s. I.] Campina Grande: CONBRASIS, 2017, p. 1-7. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conbracis/trabalhos/TRABALHO_EV071_MD4_SA7_ID1474_14052017222453.pdf. Acesso em: 30 maio 2020.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cess