Dimensionamento da força de trabalho na Atenção Primária à Saúde: modalidade de Ensino a Distância
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v12i1.9028Resumo
Este estudo pretende descrever a experiência da organização e desenvolvimento do curso de Qualificação para Profissionais da Atenção Primária à Saúde para o Dimensionamento da Força de Trabalho na Atenção Primária à Saúde (APS) acerca da compreensão dessa metodologia, no ambiente virtual de aprendizagem da Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso a partir da plataforma Moodle. A estrutura pedagógica adotada foi organizada em quatro Unidades de Aprendizagens (UA) com total de 80 horas, sendo os conteúdos programáticos correspondentes as quatro questões norteadoras da metodologia de dimensionamento da força de trabalho em saúde na APS. O processo formativo ocorreu entre outubro e dezembro de 2020, com a inscrição de 30 educandos, 8 (26,7%) cancelaram a matrícula e 22 (73,3%) iniciaram a capacitação, 2 (9,1%) abandonaram o curso, 2 (9,1%) foram reprovados por não concluírem as atividades e 18 (81,8%) finalizaram o curso com aprovação. O Ensino a Distância para conhecimento da metodologia do dimensionamento da força de trabalho em saúde na Atenção Primária à Saúde revelou ser uma inovação na área de gestão do trabalho em saúde, possibilitando ainda que o trabalhador da saúde possa participar do curso remotamente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cess