Dimensionamento da força de trabalho na Atenção Primária à Saúde: modalidade de Ensino a Distância

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DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v12i1.9028

Resumo

Este estudo pretende descrever a experiência da organização e desenvolvimento do curso de Qualificação para Profissionais da Atenção Primária à Saúde para o Dimensionamento da Força de Trabalho na Atenção Primária à Saúde (APS) acerca da compreensão dessa metodologia, no ambiente virtual de aprendizagem da Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso a partir da plataforma Moodle. A estrutura pedagógica adotada foi organizada em quatro Unidades de Aprendizagens (UA) com total de 80 horas, sendo os conteúdos programáticos correspondentes as quatro questões norteadoras da metodologia de dimensionamento da força de trabalho em saúde na APS. O processo formativo ocorreu entre outubro e dezembro de 2020, com a inscrição de 30 educandos, 8 (26,7%) cancelaram a matrícula e 22 (73,3%) iniciaram a capacitação, 2 (9,1%) abandonaram o curso, 2 (9,1%) foram reprovados por não concluírem as atividades e 18 (81,8%) finalizaram o curso com aprovação. O Ensino a Distância para conhecimento da metodologia do dimensionamento da força de trabalho em saúde na Atenção Primária à Saúde revelou ser uma inovação na área de gestão do trabalho em saúde, possibilitando ainda que o trabalhador da saúde possa participar do curso remotamente.

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Biografia do Autor

Elisabet Pereira Lelo Nascimento, Escola Saúde Pública do Estado de Mato Grosso

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Alfenas e  Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo

Eliane Barbosa Jerônimo, Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Mato Grosso e  Mestre em Saúde Coletiva com área de concentração em Avaliação de Tecnologias de Saúde pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. 

Joelma Silva Campos Godoy, Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso e Professora do Técnico Nível Superior Serviço de Saúde do SUS do Governo do Estado do Mato Grosso

Solanyara Maria da Silva, Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso

Nutricionista pela Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT e Doutora em Ciências Nutricionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

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Publicado

2022-05-08

Como Citar

Nascimento, E. P. L., Jerônimo, E. B., Godoy, J. S. C., & Silva, S. M. da. (2022). Dimensionamento da força de trabalho na Atenção Primária à Saúde: modalidade de Ensino a Distância. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 12(1), 69–76. https://doi.org/10.18378/rebes.v12i1.9028

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