Divulgação científica: utilizando TED talk para a teoria da relatividade especial
Palavras-chave:
Sobral, ciência, postulados da TREResumo
Para popularização da ciência, há a necessidade de divulgação, de seus métodos, técnicas e resultados, sendo imprescindível a participação do cientista na divulgação da produção do conhecimento científico. Nesse contexto, trazemos neste trabalho uma pesquisa qualitativa e exploratória sobre a utilização de palestras no estilo TED Talk na divulgação da Teoria da Relatividade Especial junto a uma turma de concludentes de um curso de Inglês avançado na cidade de Sobral no estado Ceará. Mediante aplicação de um questionário, obteve-se resultados os quais apontam para a satisfação dos envolvidos, sendo que suas respostas afirmam como relevante ou muito relevante a atividade realizada, bem como, depois da abordagem proposta, a maioria dos envolvidos julgam ter passado a compreender os postulados e suas consequências na ciência e na tecnologia, e, para boa parte dos estudantes esse tipo de atividade foi potencializadora da propagação do conhecimento, e contribui, diretamente, para a divulgação da Ciência, colocando assim as palestras TED Talk como potencial propagadoras do conhecimento científico.
Downloads
Referências
AFONSO, E. G. M. A divulgação científica para o grande público: o papel das relações públicas. 2008. 132f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Universidade Fernando Pessoa, Porto. 2008.
BINSFELD, S. C.; AUTH, M. A. A presença da divulgação científica no processo de ensino-aprendizagem do nível médio. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, 2009.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação – uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
FONTANELLA, D.; MEGLHIORATTI, F. A. A divulgação científica e o ensino de ciências: análise das pesquisas. In: VIII Encontro Internacional de Pesquisa Científica. Maringá, 2013.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOMES, I. M. A. M. A Divulgação Científica em Ciência Hoje: características discursivo-textuais. 2000. 306f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal do Pernambuco, Recife. 2000.
IVANISSEVICH, A. A missão de divulgar ciência no Brasil. Ciência e Cultura, v. 61, n. 1, p. 4-5, 2009.
LORDÊLO, F.; PORTO, C. Divulgação científica e cultura científica: Conceito e aplicabilidade. Revista Ciência em Extensão, v. 8, n. 1, p. 18-34, 2012.
MELO, W. V.; BIANCHI, C. S. Discutindo estratégias para a construção de questionários como ferramenta de pesquisa. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 3, p. 43-59, 2015.
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
MORAES, E. C.; CARNEIRO, E. M. M. A evolução do jornalismo na divulgação científica. Com Ciência: Revista Eletrônica de Jornalismo Científico. v. 197, 2018.
OLIVEIRA, A. N.; BEZERRA, I. A.; FRAGA, W. B.; SIQUEIRA, M. C. A. Ensino da teoria da relatividade em Sobral (CE): uma pesquisa com professores e alunos egressos do ensino médio. Scientia Tec, v. 4, n. 3, p. 18-36, 2017.
SMARTALK. TED Talks: o que é e como funciona a Metodologia de Apresentação do TED.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cess