Divulgação científica: utilizando TED talk para a teoria da relatividade especial

Authors

Keywords:

Sobral, ciência, postulados da TRE

Abstract

Para popularização da ciência, há a necessidade de divulgação, de seus métodos, técnicas e resultados, sendo imprescindível a participação do cientista na divulgação da produção do conhecimento científico. Nesse contexto, trazemos neste trabalho uma pesquisa qualitativa e exploratória sobre a utilização de palestras no estilo TED Talk na divulgação da Teoria da Relatividade Especial junto a uma turma de concludentes de um curso de Inglês avançado na cidade de Sobral no estado Ceará. Mediante aplicação de um questionário, obteve-se resultados os quais apontam para a satisfação dos envolvidos, sendo que suas respostas afirmam como relevante ou muito relevante a atividade realizada, bem como, depois da abordagem proposta, a maioria dos envolvidos julgam ter passado a compreender os postulados e suas consequências na ciência e na tecnologia, e, para boa parte dos estudantes esse tipo de atividade foi potencializadora da propagação do conhecimento, e contribui, diretamente, para a divulgação da Ciência, colocando assim as palestras TED Talk como potencial propagadoras do conhecimento científico.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jonas Guimarães Paulo Neto, Instituto Federal do Ceará - Campus Sobral

Licenciado em Física. Pós-graduado e mestrando em Ensino de Física. Professor de Física da Educação Básica. Atua com pesquisas em Ensino de Física, Avaliação Educacional e Divulgação Científica.

Antônio Nunes de Oliveira, Instituto Federal do Ceará - Campus Cedro

Licenciado em Física. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática. Doutorando em Engenharia de Processos. Servidor do quadro efetivo no IFCE, campus Cedro.

Diego Ximenes Macedo, Instituto Federal do Ceará - Campus Crateús

Bacharel em Física. Mestre e Doutor em Física. Professor efetivo do Instituto Federal do Ceará - Campus Crateús.

Otávio Paulino Lavor, Universidade Federal Rural do Semi-árido

Bacharel em Física. Graduação em Matemática e em Gestão de Recursos Humanos. Mestre em Física e Doutor em Engenharia Elétrica. Professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

References

AFONSO, E. G. M. A divulgação científica para o grande público: o papel das relações públicas. 2008. 132f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Universidade Fernando Pessoa, Porto. 2008.

BINSFELD, S. C.; AUTH, M. A. A presença da divulgação científica no processo de ensino-aprendizagem do nível médio. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, 2009.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação – uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

FONTANELLA, D.; MEGLHIORATTI, F. A. A divulgação científica e o ensino de ciências: análise das pesquisas. In: VIII Encontro Internacional de Pesquisa Científica. Maringá, 2013.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES, I. M. A. M. A Divulgação Científica em Ciência Hoje: características discursivo-textuais. 2000. 306f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal do Pernambuco, Recife. 2000.

IVANISSEVICH, A. A missão de divulgar ciência no Brasil. Ciência e Cultura, v. 61, n. 1, p. 4-5, 2009.

LORDÊLO, F.; PORTO, C. Divulgação científica e cultura científica: Conceito e aplicabilidade. Revista Ciência em Extensão, v. 8, n. 1, p. 18-34, 2012.

MELO, W. V.; BIANCHI, C. S. Discutindo estratégias para a construção de questionários como ferramenta de pesquisa. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 3, p. 43-59, 2015.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

MORAES, E. C.; CARNEIRO, E. M. M. A evolução do jornalismo na divulgação científica. Com Ciência: Revista Eletrônica de Jornalismo Científico. v. 197, 2018.

OLIVEIRA, A. N.; BEZERRA, I. A.; FRAGA, W. B.; SIQUEIRA, M. C. A. Ensino da teoria da relatividade em Sobral (CE): uma pesquisa com professores e alunos egressos do ensino médio. Scientia Tec, v. 4, n. 3, p. 18-36, 2017.

SMARTALK. TED Talks: o que é e como funciona a Metodologia de Apresentação do TED.

Published

2021-09-06

How to Cite

Paulo Neto, J. G., Oliveira, A. N. de, Macedo, D. X., & Lavor, O. P. (2021). Divulgação científica: utilizando TED talk para a teoria da relatividade especial. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 11(2), 170–174. Retrieved from https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8367

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)