Sustentabilidade ambiental em Instituições de Ensino Superior: uma proposta para implantação de ações e práticas

Autores

  • Marcela da Cruz Cardoso Faculdade São Francisco da Paraíba
  • Milena Nunes Alves de Sousa Centro Universitário de Patos (UNIFIP) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) http://orcid.org/0000-0001-8327-9147

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v10i4.8544

Palavras-chave:

Educação, Ambiente, Sustentabilidade

Resumo

A atual crise socioambiental está desafiando a sociedade a aderir mudanças nos hábitos de consumo e a se empenharem para uma nova sensibilidade ecológica na qual transmitam ações transformadoras e experiências inspiradoras que apontem novos caminhos para um futuro melhor. Portanto, um dos espaços privilegiados para a transmissão de tais valores são as Instituições de Ensino Superior (IES), pois se constituem como ambientes capazes de fomentar a execução de ações com abordagens mais sustentáveis, visando uma formação não apenas sistêmica, mas integral e humanizadora. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo propor uma cartilha com orientações sobre ações e práticas sustentáveis que possam ser implantadas em IES. A metodologia utilizada para alcançar os resultados tratou-se de um estudo exploratório e pesquisas bibliográficas, que direcionaram para a importância da adoção de práticas sustentáveis em IES e, posteriormente, confecção do texto, layout e imagens do conteúdo proposto na cartilha. A cartilha foi dividida em tópicos: 1. Práticas sustentáveis: o que são?; 2. Importância nos ambientes educacionais; 3. Educação para Sustentabilidade (EpS); 4. Propostas de alguns caminhos a serem seguidos; 5. Sustentabilidade na Instituição; 6. Caso de sucesso com vistas a inspirar outras instituições a seguirem um caminho sustentável. Para cada componente descreveram-se textos acompanhados de ilustrações. É necessário, portanto, que Faculdades e Universidades abram cada vez mais novos espaços nos quais sejam possíveis discussões que estimulem interações participativas voltadas para a educação sobre a responsabilidade ambiental, a inserção de práticas sustentáveis e o compromisso como cuidadores da Casa Comum, a nossa mãe Terra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Nunes Alves de Sousa, Centro Universitário de Patos (UNIFIP) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Enfermeira, Administradora e Turismóloga. Mestre em Ciências da Saúde. Doutorado e Pós-Doutorado em Promoção de Saúde. Pós-Doutora em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Docente no Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos (UNIFIP), Patos, Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-01-15

Como Citar

Cardoso, M. da C., & Sousa, M. N. A. de. (2020). Sustentabilidade ambiental em Instituições de Ensino Superior: uma proposta para implantação de ações e práticas. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 10(4), 191–197. https://doi.org/10.18378/rebes.v10i4.8544

Edição

Seção

Artigos