Avaliação clínica objetiva estruturada (OSCE) no processo de ensino-aprendizagem sob o olhar dos discentes de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v11i3.9057Resumo
Na Enfermagem é essencial aplicar metodologias que avaliem o desempenho prático para o exercício da profissão e dentre as principais destaca-se o Objective Structured Clinical Examination (OSCE) (Avaliação Clínica Objetiva Estruturada), que busca avaliar as habilidades e competências clínicas dos discentes. O objetivo da pesquisa foi conhecer a visão dos discentes do curso de Enfermagem sob a metodologia OSCE e sua influência no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa realizado com discentes do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública no sul do Brasil, em 2020. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada individual com gravação em áudio, constituída por 30 discentes, matriculados na terceira e quarta série. Sob a percepção dos discentes, destacou-se o entendimento e importância do OSCE apesar de gerar alterações emocionais significativas. Também foi levantada certa preocupação referente à metodologia tradicional pautada na teoria, tendo consequência negativa na aprendizagem e necessário ajuste. Em relação ao OSCE, o feedback efetivo solidificou os saberes, sanou dúvidas e foi considerado um momento ímpar, sendo elencado diversos possíveis aprimoramentos com o objetivo de tornar o método avaliativo mais proveitoso e efetivo para o discente, sujeito principal desse processo. Com os dados concluiu-se que é importante o uso de metodologias atualizadas e inovadoras que supram as necessidades da profissão e cause impacto positivo no processo de ensino-aprendizagem.
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