Avaliação clínica objetiva estruturada (OSCE) no processo de ensino-aprendizagem sob o olhar dos discentes de enfermagem

Autores

  • Emanuelle Almeida Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná, Brasil
  • Marlene Harger Zimermmann Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Paraná, Brasil
  • Maria Dagmar da Rocha Gaspar Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v11i3.9057

Resumo

Na Enfermagem é essencial aplicar metodologias que avaliem o desempenho prático para o exercício da profissão e dentre as principais destaca-se o Objective Structured Clinical Examination (OSCE) (Avaliação Clínica Objetiva Estruturada), que busca avaliar as habilidades e competências clínicas dos discentes. O objetivo da pesquisa foi conhecer a visão dos discentes do curso de Enfermagem sob a metodologia OSCE e sua influência no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa realizado com discentes do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública no sul do Brasil, em 2020. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada individual com gravação em áudio, constituída por 30 discentes, matriculados na terceira e quarta série. Sob a percepção dos discentes, destacou-se o entendimento e importância do OSCE apesar de gerar alterações emocionais significativas. Também foi levantada certa preocupação referente à metodologia tradicional pautada na teoria, tendo consequência negativa na aprendizagem e necessário ajuste. Em relação ao OSCE, o feedback efetivo solidificou os saberes, sanou dúvidas e foi considerado um momento ímpar, sendo elencado diversos possíveis aprimoramentos com o objetivo de tornar o método avaliativo mais proveitoso e efetivo para o discente, sujeito principal desse processo. Com os dados concluiu-se que é importante o uso de metodologias atualizadas e inovadoras que supram as necessidades da profissão e cause impacto positivo no processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Emanuelle Almeida, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, Brasil e Residente no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva - Núcleo de Educação Permanente - NEP/ Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Marlene Harger Zimermmann, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Paraná, Brasil

Graduada em Enfermagem e Mestre em Educação pela Pontifícia Universitária Católica, Paraná, Brasil e Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Paraná, Brasil

Maria Dagmar da Rocha Gaspar , Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, Brasil

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí, Piauí, Brasil.  Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, Brasil e docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

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Publicado

2021-10-13

Como Citar

Almeida, E., Zimermmann, M. H., & Gaspar , M. D. da R. (2021). Avaliação clínica objetiva estruturada (OSCE) no processo de ensino-aprendizagem sob o olhar dos discentes de enfermagem. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 11(3), 296–303. https://doi.org/10.18378/rebes.v11i3.9057

Edição

Seção

Artigos