A inclusão das tecnologias digitais de informação e comunicação na prática docente

Autores

  • Francisco Ivo Gomes Lavor Faculdades Integradas do Ceará, Iguatu - CE
  • Amanda Victor Ferreira Faculdades Integradas do Ceará, Iguatu - CE
  • Jackeline Sousa Silva Faculdades Integradas do Ceará, Iguatu - CE
  • Helmo Robério Ferreira de Meneses Faculdades Integradas do Ceará, Iguatu - CE
  • Sandra Maijane Soares de Belchior Faculdades Integradas do Ceará, Iguatu - CE
  • Elania Cavalcante Cunha de Medeiros Faculdades Integradas do Ceará-UNIFIC
  • Agilio Tomaz Marques Universidade Federal de Campina Grande-UFCG
  • Luciana Leite Fernandes Pereira Universidade Paulista-UNIP

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v11i2.9163

Resumo

As Tecnologias Digitais da Informação - TDIC são consideradas uma ferramenta ímpar em todo o processo de aprendizado, tendo seus efeitos comprovados desde a Educação Básico e, até mesmo, no Ensino Superior incluindo cursos de Pós-graduação. Dessa forma, faz-se necessário debruçar-se sobre o contexto pedagógico já existente na universidade, além de apontar soluções estratégicas para a implementação de novos sistemas tecnológicos. Nesse sentido, justifica-se a relevância do presente trabalho, que tem como objetivo geral realizar uma análise sobre a aplicação das TDIC dentro do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UniFIC, campus Iguatu.  Como objetivos específicos, busca-se descrever o contexto pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia quanto ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na organização, sistematização e desenvolvimento das aulas e fomentar o diálogo entre as tecnologias digitais e a prática pedagógica docente. A metodologia usada para abordar o assunto foi um estudo qualiquantitativo, de caráter descritivo e exploratório, tendo como referência Gil (2010) e sua definição de pesquisa documental. Conclui-se, portanto, que a inclusão das tecnologias digitais de informação e comunicação veio para auxiliar os docentes em suas práticas pedagógicas, mas as mesmas só se apresentam favoráveis se os docentes estiverem dispostos a serem cada vez mais dinâmicos, pois não adianta estarmos conectados se não houver relação, engajamento entre docentes e discentes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Ivo Gomes Lavor, Faculdades Integradas do Ceará, Iguatu - CE

Graduado em Pedagogia pela Univesidade Estadula Vale do Acaraú, Sobral - CE, Especilista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pelas Faculdades Integradas do Ceará, Iguatu -CE e Mestre em Sistemas Agroindustriais  pela Universidade Federal de Campina Grande, Campus Pombal - PB.  

Amanda Victor Ferreira , Faculdades Integradas do Ceará, Iguatu - CE

Licenciada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas do Ceará - UniFIC, Iguatu - CE.  

Jackeline Sousa Silva, Faculdades Integradas do Ceará, Iguatu - CE

Graduada em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, e em Letras/Português, pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Especialista em Ensino de Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual do Ceará - UECE,Mestre em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, campus Cajazeiras-PB.

Helmo Robério Ferreira de Meneses, Faculdades Integradas do Ceará, Iguatu - CE

Bacharél em Direito pela Universidade Regional do Cariri - URCA, Crato - CE, Mestre em Sistemas Agroindústrias pela Universidade Federal de Campina Grande -UFCG/PB, campus de Pombal-PB.

Sandra Maijane Soares de Belchior, Faculdades Integradas do Ceará, Iguatu - CE

Graduada em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário de Patos - UNIFIP, Patos - PB, Especialista em Gestão Econômica e Estratégias de Negócios Centro Universitário de Patos - UNIFIP, Patos - PB, Mestre em  Sistemas Agroindústrias – PPGSA pela Univesidade Federal de Campina Grande - UFCG, campus Pombal - PB. 

Elania Cavalcante Cunha de Medeiros, Faculdades Integradas do Ceará-UNIFIC

Bacharél em Direito pela Universidade Regional do Cariri - URCA, Crato-CE e em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará - UFC; Fortaleza-CE;  Especialista em Direito Constitucional pela Urca, Crato-CE.

Agilio Tomaz Marques, Universidade Federal de Campina Grande-UFCG

Graduado em Direito pela Universidade Regional do Cariri-Crato-CE e Mestre em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande, campus Pombal-PB.

Luciana Leite Fernandes Pereira, Universidade Paulista-UNIP

Graduada em Letras pela Universidade Paulista, polo João Pessoa, Paraíba

Downloads

Publicado

2021-09-10

Como Citar

Lavor, F. I. G., Ferreira , A. V. ., Silva, J. S. ., Meneses, H. R. F. de ., Belchior, S. M. S. de ., Medeiros, E. C. C. de ., Marques, A. T. ., & Pereira, L. L. F. . (2021). A inclusão das tecnologias digitais de informação e comunicação na prática docente . Revista Brasileira De Educação E Saúde, 11(2), 256–262. https://doi.org/10.18378/rebes.v11i2.9163

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)