Venda irregular de medicamentos em estabelecimentos comerciais no município de Tauá-CE

Autores

  • Elivan Custodio Araujo Universidade Estadual do Ceará, Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns – CECITEC, Tauá, Ceará, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v12i1.9239

Resumo

A pesquisa foi realizada no município de Tauá situado na Microrregião do Sertão dos Inhamuns. O município faz limite ao norte com Pedra Branca e Independência, a sul com Parambú e Arneiroz, a leste com Mombaça e Pedra Branca e a oeste com Quiterianópolis e Parambú. Fatores sócioseconômicos e demográficos tornam o munícipio um ambiente propício a comercialização de medicamentos irregulares. O objetivo do trabalho foi realizar um levantamento de dados sobre os principais pontos de vendas irregulares de medicamentos e os riscos da automedicação enfocando os principais tipos de medicamentos adquiridos de forma inadequada pela população. Trata-se de um estudo descritivo e documental com abordagem quantitativa/qualitativa.  Foram analisados 64 locais de venda, onde 68,75% comercializam de forma irregular fármacos a população. Os resultados obtidos alertam para a facilidade que população tauaense tem para comercializar e adquirir alguns tipos de medicamentos e a exposição a uma serie de reações adversas ao aderir a prática da automedicação, especialmente ao fazer uso desses medicamentos sem orientação médica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elivan Custodio Araujo, Universidade Estadual do Ceará, Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns – CECITEC, Tauá, Ceará, Brasil.

Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns da Universidade Estadual do Ceará (CECITEC/UECE). Tauá – CE/Brasil. Especialista em Microbiología pela Faculdade Futura (ICETEC) – Instituto de Ciência Educ. e Tecnologia de Votuporanga. Votuporanga – SP/Brasil

Downloads

Publicado

2022-03-16

Como Citar

Araujo, E. C. (2022). Venda irregular de medicamentos em estabelecimentos comerciais no município de Tauá-CE. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 12(1), 01–07. https://doi.org/10.18378/rebes.v12i1.9239

Edição

Seção

Artigos