Interprofissionalidade: Experiências de aprendizagem colaborativa entre profissões da área da saúde
Resumo
A Educação Interprofissional apresenta-se atualmente como estratégia essencial na formação de profissionais aptos para o trabalho em equipe numa perspectiva interdisciplinar. Este trabalho apresenta uma revisão de literatura realizada nas bases de dados Lilacs, Pubmed e Scielo de artigos sobre experiências de educação interprofissional na saúde e a interprofissionalidade. Foram selecionados oito relatos, sendo cinco no Brasil, uma em Portugal e duas nos Estados Unidos, abordando experiências desenvolvidas, ora sob a forma de programas, disciplinas e/ou módulos, ora em espaços de aprendizagem, ora em projetos reabilitadores, variando desde pequenas ações integradas a cursos universitários com currículo e práticas laborais integradas. Foram relatadas experiências positivas do trabalho interprofissional com a superação de disparidades no atendimento e na qualidade do cuidado em saúde, além de estimular iniciativas de humanização. Houve relatos de dificuldades na implementação e desafios a serem superados, como a falta de adesão de profissionais de saúde à integração com outros membros da equipe; falta de prontidão de funcionários e administradores com as mudanças a serem implementadas e lacunas na comunicação entre instituições de ensino e profissionais de saúde. A interprofissionalidade é uma importante ferramenta para o trabalho colaborativo de profissionais de diferentes áreas da saúde para compartilhar experiências, desenvolver profissionais críticos, reflexivos e comprometidos com as questões de saúde, fortalecer as relações entre universidade, serviços e comunidades e atender de forma mais eficaz às necessidades da comunidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cess