Frequência de uso de benzodiazepínicos na atenção primária: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v12i1.9366

Resumo

Os benzodiazepínicos estão entre os psicotrópicos mais utilizados mundialmente, cujos índices do uso indevido e indiscriminado pela população em geral têm sido crescentes e se tornado foco de preocupação na saúde pública. Objetivou-se avaliar a frequência de uso de benzodiazepínicos entre usuários da atenção primária à saúde. Foi realizada uma revisão sistemática de frequência, com buscas nas Biblioteca Virtual em Saúde, Medical Publisher, World Wide Science e Science Direct, a partir dos descritores. O Grading Quality of Evidence and Strengh of Recommendation foi utilizado para discriminar a confiabilidade dos estudos. Portanto, 19 estudos foram incluídos. A maioria (n=18) dos estudos foram transversais, procedente de países desenvolvidos. A coleta de dados em bases eletrônicas e a análise de prontuários foram as principais fontes. Ademais, 63,15% dos estudos foram entre idosos de 65-75 anos. Na atenção primária nacional, constatou-se uma prevalência de uso de benzodiazepínicos de 70% na população em geral, variando de 12,1 a 70,3% só entre idosos. É importante destacar que os transtornos não psicóticos, tais como depressão, ansiedade e insônia, estão entre os transtornos mentais ou comportamentais mais prevalentes. A análise dos estudos mostrou alta frequência de usabilidade de benzodiazepínicos. Para estudos futuros, ressalta-se a importância de se discutir sobre iatrogenia médica no contexto da Atenção Primária à Saúde.

Palavras-Chave: Receptores GABA-A; Atenção Primária à Saúde; Prevalência; Benzodiazepínicos; Iatrogenia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Nunes Alves de Sousa, Centro Universitário de Patos (UNIFIP) e Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP)

Enfermeira, Administradora e Turismóloga. Mestre em Ciências da Saúde. Doutorado e Pós-Doutorado em Promoção de Saúde. Pós-Doutora em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Docente no Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos (UNIFIP), Patos, Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Farias, F. T. G. ., Lima, J. E. M., Pecoraro, L. M. ., Brito, F. G. de B., Sousa, L. H. C. C., Paulo, M. M. de S. F. ., Almeida, E. P. de O., & Sousa, M. N. A. de. (2022). Frequência de uso de benzodiazepínicos na atenção primária: uma revisão sistemática. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 12(2), 130–140. https://doi.org/10.18378/rebes.v12i1.9366

Edição

Seção

Artigos