Capacitação sobre acolhimento na atenção primária à saúde: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v13i2.9389Palavras-chave:
Humanização da assistência, Centros de Saúde, Fortalecimento institucional, Equipe de enfermagemResumo
O Acolhimento em saúde é uma tecnologia leve criada para facilitar o acesso dos usuários ao serviço e qualificar o cuidado. O Acolhimento deve ser realizado por todos os profissionais de uma unidade de saúde, mas é comum a existência de dúvidas sobre como executá-lo da maneira adequada. Nesse sentido, é importante que haja momentos constantes de educação continuada. O objetivo deste artigo foi descrever a realização de uma capacitação sobre Acolhimento na Atenção Primária à Saúde (APS). Trata-se de um estudo descritivo e qualitativo, do tipo relato de experiência a partir das vivências de membros de uma diretoria/gerência de enfermagem, realizado com base na Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez. As cinco etapas do Arco de Maguerez foram realizadas, sendo observada a situação problema a respeito da dúvida quanto a realização do acolhimento pelo técnico de enfermagem; em seguida os pontos-chave foram levantados e teorizados; como hipótese de solução surgiu a elaboração de uma capacitação para multiplicadores e, por fim, a etapa de aplicação à realidade envolveu 44 participantes pertencentes a diferentes setores da APS. Ao final do estudo foi possível perceber que as divergências de entendimento dos profissionais quanto ao Acolhimento podem prejudicar a sua execução adequada e que momentos de instrução e diálogo tem o potencial de amenizar essas dúvidas. Portanto, é interessante que sejam desenvolvidos materiais e ferramentas que facilitem o processo de acolhimento, bem como outros momentos de educação continuada, visando aprimorar a qualidade do cuidado ofertado à população.
Downloads
Referências
BERBEL, N. A. M.; GAMBOA, S. A. S. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: uma perspectiva teórica e epistemológica. Filosofia e Educação, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 264–287, 2011.
BRASIL. Ministério da Saúde. Humaniza SUS: Documento base para gestores e trabalhadores do SUS. 4ª ed. 1ª reimpressão, Série B, Textos Básicos de Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização Brasília, 2008.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda espontânea. 1ª ed. 1ª reimpressão. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. (Cadernos de Atenção Básica nº 28, volume I).
BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União; 2017.
CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM (COFEN). Resolução COFEN nº 661/2021 - Atualiza e normatiza, no âmbito do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, a participação da Equipe de Enfermagem na atividade de Classificação de Risco.
COUTINHO, L. R. P.; BARBIERI, A. R.; SANTOS, M. L. M. Acolhimento na Atenção Primária à Saúde: revisão integrativa. Saúde Debate, v. 39, n. 105, p.514-524, abr-jun 2015.
DELLOS, R. Kahoot! A digital game resource for learning. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, v. 12, n. 4, p. 49-52, 2015.
ESCOM/SMS-SP. Reorganização do Processo de Trabalho: acolhimento à Demanda Espontânea. Atenção Básica SMS-SP. 1ª ed. São Paulo: 2015.
FREIRE, L. A. M.; STORINO, L. P.; HORTA, N. C.; MAGALHÃES, R. P.; LIMTA, T. O acolhimento sob a ótica de profissionais da equipe de Saúde da Família. Reme, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 271-277, 2008.
GARUZI, M.; ACHITTI, M. C. O.; SATO, C. A.; ROCHA, S. A.; SPAGNUOLO, R. S. Acolhimento na Estratégia Saúde da Família: revisão integrativa. Revista Panamericana de Salud Pública, v. 35, n. 2, p. 144-149, 2014.
GOMES, L. B.; MELO, E. A.; PINTO, H. A. Análise das modelagens do acolhimento em Aracaju-SE (Mimeo.), 2005.
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF). Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Portaria nº 77, de 14 de fevereiro de 2017 - Estabelece a Política de Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal . 2017.
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF). Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde. Comissão Permanente de Protocolos de Atenção à Saúde. Protocolo do Acesso na Atenção Primária à saúde do DF. 2018.
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF). Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Info Saúde - Unidades Básicas de Saúde, 2022.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Projeção da População do Brasil. 2022.
MARTINS, B. E. P.; PASSOS, C. S. Desafios à prática do acolhimento na atenção primária em saúde no Brasil. REVISE - Revista Integrativa em Inovações Tecnológicas nas Ciências da Saúde, [S. l.], v. 2, n. fluxo contínuo, 2021.
MARTINS, C. C.; WACLAWOVSKY, A. J. Problemas e desafios enfrentados pelos gestores públicos no processo de gestão em saúde. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSS. v. 4, n. 1, jan/jun, 2015.
ROCHA, S. A. Atenção primária à Saúde e relação com acolhimento. In: Universidade Aberta do SUS. Universidade Federal do Maranhão. Acolhimento com classificação de risco na Atenção Primária à Saúde. Classificação de risco e vulnerabilidades na Atenção Primária à Saúde. São Luís: UNA-SUS; UFMA, 2021.
ROCHA, S. A.; SPAGNUOLO, R. S. Acolhimento na visão complexa: ação coletiva emergente na Equipe de Saúde da Família. Saúde em Debate, v. 39, n. 104, p. 124-135, 2015.
SANDE, D. SANDE, D. Uso do Kahoot! como ferramenta de avaliação de ensino-aprendizagem no ensino e na microbiologia industrial. HOLOS, [S. l.], v. 1, p. 170–179, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Dayane Leticia Faustino Reimão, Mélquia da Cunha Lima, Ávallus André Alves Araújo, Maria Leonor Costa de Morais Aragão Gois, Railine Tamise Ribeiro Mendes, Renan Joseph de Moraes Custódio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cess