Uso de formulário eletrônico em exame clínico objetivo estruturado por estações (OSCE) na graduação médica

Autores

  • Dandara Viudes Lima Caldas Faculdades Pequeno Príncipe
  • Trissia Maria Farah Vassoler Faculdades Pequeno Príncipe
  • Henrique Alexandre Stachon Faculdades Pequeno Príncipe

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v13i1.9390

Resumo

Estudantes de medicina podem ter suas competências clínicas avaliadas pelo Exame Clínico Objetivo Estruturado por Estações (OSCE). Este método tem como base estações previamente elaboradas, em que há simulação de situações reais de atendimento médico. Cada uma destas estações possui um avaliador, que por meio de um check-list, identifica e pontua as principais competências avaliadas no aluno. Comumente, para correção utiliza-se check-list manual impresso. O artigo tem como objetivo relatar a experiência do uso do Google Forms dentro do sistema Google for Education como checklist online. A experiência contou com a elaboração de 7 checklists, os quais foram aplicados em duas OSCEs. Foram inseridos no formulário itens pertinentes a avaliação da habilidade selecionada, os quais possuíam as opções de resposta “Sim” e “Não”. Como resultado do uso desta ferramenta online, foi possível realizar visualização instantânea do desempenho dos estudantes. Além disso, o uso do checklist online se mostrou seguro e prático. Quanto a elaboração do instrumento de avaliação, foi simples e extremamente intuitiva. Todavia, houve alguns obstáculos na atribuição de pontuações aos itens elaborados. Portanto, são necessárias mais experiências com a aplicação de formulário eletrônico em OSCEs.

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Referências

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Publicado

2023-04-16

Como Citar

Viudes Lima Caldas, D., Maria Farah Vassoler, T., & Alexandre Stachon, H. (2023). Uso de formulário eletrônico em exame clínico objetivo estruturado por estações (OSCE) na graduação médica. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 13(1), 30–33. https://doi.org/10.18378/rebes.v13i1.9390

Edição

Seção

Artigos