Uso de formulário eletrônico em exame clínico objetivo estruturado por estações (OSCE) na graduação médica
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v13i1.9390Resumen
Estudantes de medicina podem ter suas competências clínicas avaliadas pelo Exame Clínico Objetivo Estruturado por Estações (OSCE). Este método tem como base estações previamente elaboradas, em que há simulação de situações reais de atendimento médico. Cada uma destas estações possui um avaliador, que por meio de um check-list, identifica e pontua as principais competências avaliadas no aluno. Comumente, para correção utiliza-se check-list manual impresso. O artigo tem como objetivo relatar a experiência do uso do Google Forms dentro do sistema Google for Education como checklist online. A experiência contou com a elaboração de 7 checklists, os quais foram aplicados em duas OSCEs. Foram inseridos no formulário itens pertinentes a avaliação da habilidade selecionada, os quais possuíam as opções de resposta “Sim” e “Não”. Como resultado do uso desta ferramenta online, foi possível realizar visualização instantânea do desempenho dos estudantes. Além disso, o uso do checklist online se mostrou seguro e prático. Quanto a elaboração do instrumento de avaliação, foi simples e extremamente intuitiva. Todavia, houve alguns obstáculos na atribuição de pontuações aos itens elaborados. Portanto, são necessárias mais experiências com a aplicação de formulário eletrônico em OSCEs.
Descargas
Citas
AMARAL, Fernando T. V.; TRONCON, Luiz E. A. Participação de estudantes de medicina como avaliadores em exame estruturado de habilidades clínicas (Osce). Revista Brasileira de Educação Médica, v. 31, p. 81-89, 2007.
CASTELLANI, Luciana et al. Objective Structured Clinical Examination (OSCE) as a reliable evaluation strategy: evidence from a brazilian medical school. Problemas da Educação no Século XXI, v. 5, p. 674-687, 2020.
ELSHAMA, Said Said. How to design and apply an objective structured clinical examination (OSCE) in medical education? Iberoamerican Journal of Medicine, v. 3, n. 1, p. 51-55, 2021.
SCHELEICHER, Iris et al. Examiner effect on the objective structured clinical exam – a study at five medical schools. BMC medical education, v. 17, n. 1, p. 1-7, 2017.
SCHWILL, Simon et al. Peers as OSCE assessor for junior medical students – review of routine use: a mixed methods study. BMC Medical Education, v. 20, n. 1, p. 1-12, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Dandara Viudes Lima Caldas, Trissia Maria Farah Vassoler, Henrique Alexandre Stachon
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Termo de cess