Exame clínico objetivo estruturado sob a percepção de discentes do curso de medicina
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v13i2.9736Palavras-chave:
Avaliação, Competências clínicas, Habilidades médicas, OSCEResumo
O OSCE é uma metodologia para avaliação de competências clínicas a partir da observação direta do desempenho e interação do médico/estudante/paciente, ao longo de um conjunto de estações. Todo processo de ensino baseado no aluno precisa refletir a satisfação discente sobre o formato de avaliação. Assim, o estudo objetivou avaliar a percepção discente sobre a ferramenta OSCE. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, descritiva e exploratória com dados coletados por questionário semiestruturado. A amostra foi constituída por 40 discentes do 9º período de Medicina. O OSCE foi realizado no Centro de Simulação Realística e seu circuito constituído por duas estações de Saúde Coletiva e duas de Urgência e Emergência, replicadas três vezes. Após a avaliação, os alunos responderam o instrumento contendo 32 questões. As questões permearam as percepções dos avaliados sobre o OSCE, as estações, os avaliadores, o processo avaliativo, quanto ao aprendizado e os sentimentos pós avaliação. Os dados foram tabulados e aplicada a distribuição de frequência absoluta e relativa. Os resultados mostram que na percepção geral sobre a ferramenta houve uma frequência de 50% sobre a consciência dos participantes em relação à importância desta avaliação para o aprendizado. Já com relação à percepção sobre as estações do OSCE, e sua assertiva “o emocional interfere no rendimento” apresentou 75% de concordância. A palavra ansiedade foi a que mais prevaleceu. Os resultados permitem concluir uma tendência positiva na percepção do método em avaliar de forma clara o aprendizado, contudo, o estado emocional compromete o rendimento durante a avaliação.
Downloads
Referências
BACHUR, C. K.; CASTRO, L.; BACHUR, J. A.; VEIGA, E. V. Osce: uma estratégia no processo de ensino e aprendizagem para os cursos de graduação na área da saúde: uma revisão integrative. International Journal of Development Research, p. 45211–452015, 2021.
BRAND, H. S.; SCHOONHEIM-KLEIN, M. Is the OSCE more stressful? Examination anxiety and its consequences in different assessment methods in dental education. Eur J Dent Educ., v. 13, n. 3, p. 147-153, 2009.
BRASIL. Portaria nº 982, de 25 de agosto de 2016. Institui A Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina - Anasem. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 26 ago. 2016. n. 165, Seção 1, p. 16-16.
CARRACCIO, C., ENGLANDER, R. The objective structured clinical examination, a step in the direction of competency-based evaluation. Arch Pediatr Adolesc Med.; v. 154, n. 7, p. 736–741, 2000.
COUTINHO, M. P. L; NÓBREGA, S. M; CATÃO, M. F. F. M. Contribuições Teórico Metodológicas acerca do uso dos instrumentos projetivos no campo das Representações Sociais. In: COUTINHO, M. P. L. (Org.). Representações sociais: Abordagem Interdisciplinar. João Pessoa: Editora Universitária, 2003.
DANTAS, A. K. C. Uso do OSCE como instrumento de avaliação em ginecologia e obstetrícia: percepção dos alunos de medicina da UFRN. 2018. 79f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2018.
GADE, S.; CHARI, S.; GUPTA, M. Perceived stress among medical students: To identify its sources and coping strategies. Archives of Medicine and Health Sciences. v. 2, n. 1. 2014.
GUPTA P, DEWAN P, SINGH T. Objective Structured Clinical Examination (OSCE) Revisited. Indian Pediatr. v. 47, n. 11, p. 911-920, 2010.
KALANTARI, M.; ZADEH, N.L.; AGAHI, R.H.; NAVABI, N.; HASHEMIPOUR, M.A.; NASSAB, A.H.G. Measurement of the levels anxiety, self-perception of preparation and expectations for success using an objective structured clinical examination, a written examination, and a preclinical preparation test in Kerman dental students. J Educ Health Promot. v. 5, p. 6-28. 2017.
LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology. v. 22, n. 140, p. 1-55. 1932.
MAJUMDER, Md A. A.; KUMAR, A.; KRISHNAMURTHY, K.; OJEH, N.; ADAMS, O. P.; SA, B. An evaluative study of objective structured clinical examination (OSCE): students and examiners perspectives. Advances in Medical Education and Practice. p. 387–397. 2019.
NEVES, R. S.; BARROS, A. F.; ESPER, M. M. A.; BEZERRA, T. J. N. Avaliação do exame clínico objetivo estruturado (OSCE) por estudantes e docentes de graduação em enfermagem. Com. Ciências Saúde. v. 27, n. 4, p. 309-316. 2016.
RODERJAN, A. K.; GOMEL, B. M.; TANAKA, A. A.; EGG NETO, D.; CHAO, K. B.; NISIHARA, R. M. Competências clínicas do aluno de medicina em urgência e emergência: análise evolutiva através do OSCE. Revista Brasileira de Educação Médica. v. 45, n. 4. 2021.
SILVA, J.C.B.; SILVA, L.C.; LEMOS, M.E.P.; MOTA, S.M.A.; PAULA, W.K.A.S. A percepção dos docentes sobre o exame clínico objetivamente estruturado no ensino-aprendizagem de enfermagem. Pesquisa em Foco. v. 24, n. 2. 2019.
SILVA, P. S.; MIRANDA, P. C. A.; AMARAL, D. C.; FERREIRA, W. F. S.; MUNDIM, M. V.; GOMES, C. C. A influência da ansiedade no desempenho acadêmico no OSCE. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.7, p. 71794-7180. 2021.
ZANETTE, J. M., MANGIAVACCHI, B. M., LIMA, C. C. Aplicabilidade do OSCE (Objective Structured Clinical Examination) como método avaliativo: uma percepção dos discentes da Faculdade Metropolitana São Carlos-FAMESC Bom Jesus. Revista Científica Interdisciplinar. v. 6, n. 1. 2021.
ZANETTI, A.C.B.; MOURA, A.A.; ZANETTI, M.O.B.; RAMOS D.; BONELLI M.C.P.; ALCOFORADO, C.L.G.C. Exame clínico objetivo estruturado como ferramenta educacional na área de saúde: revisão integrativa. Rev Baiana Enferm. v. 31, n. 4. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cristiane de Oliveira Bolina, Patrícia Roberta dos Santos , Débora Vieira, Herbert Cristian de Souza, Raphaela Alves Vilela Garcia, Rafaela Miranda Proto Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cess