Relato de Experiência: Capacitação do técnico de enfermagem como multiplicador de boas práticas no cenário assistencial
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v13i1.9770Resumo
Introdução: Um dos grandes desafios das instituições de saúde é dispor de profissionais qualificados; o técnico de enfermagem é uma das categorias mais numerosas presentes nesse cenário e por muito tempo seu trabalho foi associado apenas ao esforço manual e físico, converter este paradigma tecnicista implica na reformulação de suas atribuições. Objetivo: Apontar possibilidades de avanços no escopo de trabalho do técnico de enfermagem descrevendo de que forma acontece o treinamento para o desempenho deste profissional nesse novo papel. Método: Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência de um hospital privado e filantrópico de grande porte da cidade de São Paulo. Resultados: No período de 2010-2022 foram treinados 1.981 técnicos de enfermagem. Este profissional a princípio é indicado pela liderança direta que utiliza como critérios de escolha: disposição e motivação em disseminar o conhecimento, saber com exatidão a execução da tarefa que precisa ser difundida, ter compromisso com a empresa, ser instigado à atualização contínua, possuir habilidade de adaptação as mudanças, ser organizado e ter a capacidade de racionalizar custos inerentes a assistência. O treinamento possui diferentes estratégias de ensino para a turma de formação e de atualização. Conclusão: A construção de subsídios para o embasando contínuo e a atualização do técnico de enfermagem como multiplicador de conhecimento, além de garantir um diferencial para este profissional, partindo do princípio que a educação é ampliada à medida que se compartilha, gera valor para a empresa refletindo na manutenção e multiplicação in loco dos processos e dos valores da instituição.
Downloads
Referências
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE). Parecer CNE/CEB nº 16 de 26 de novembro de 1999. Diretrizes Curriculares para Educação Profissional de Nível Técnico. Diário Oficial da União, Brasília, 5 out. 1999.
CROSSETTI, Maria da Graça Oliveira et al. Estratégias de ensino das habilidades do pensamento crítico na enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 30, p. 732-741, 2009.
DELUIZ, Neise. O modelo das competências profissionais no mundo do trabalho e na educação: escolar para o currículo. Boletim técnico do Senac, v. 27, n. 3, p. 12-25, 2001.
KOBAYASHI, Rika M.; LEITE, Maria Madalena Januário. Formação de competências administrativas do técnico de enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 12, p. 221-227, 2004.
KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. A avaliação da aprendizagem como processo construtivo de um novo fazer. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 10, n. 02, p. 137-147, 2005.
PRADO, Marta Lenise do et al. Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Escola Anna Nery, v. 16, p. 172-177, 2012.
RAMOS, Mariana Martins; BONVICINI, Constance Rezende. Estudo das Competências: profissionais da saúde. Psicologia e Saúde em debate, v. 2, n. Ed. Esp. 1, p. 28-40, 2016.
SANTOS, Mateus Casanova dos; LEITE, Maria Cecília Lorea. A avaliação das aprendizagens na prática da simulação em enfermagem como feedback de ensino. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 31, p. 552-556, 2010.
SANTOS, Claudemir I.; VIEIRA, N. S. Aprendizagem organizacional: do taylorismo ao ócio criativo. SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, V, 2008. Disponível em: https://www.aedb.br › seget › arquivos › artigos08. Acesso em: 10 jun. 2022.
SOUZA, Danyelle Rodrigues Pelegrino de; SOUZA, Mariza Borges Brito de. Interdisciplinaridade: identificando concepções e limites para a sua prática em um serviço de saúde. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 11, n. 1, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Caroline Oliveira, Margarete Maria Rodrigues, Helena Scaranello Araújo Miyazato, Candida Marcia de Brito, Alessandra Marin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cess