Experience Report: Training of the nursing technician as a multiplier of good practices in the care setting
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v13i1.9770Abstract
Introdução: Um dos grandes desafios das instituições de saúde é dispor de profissionais qualificados; o técnico de enfermagem é uma das categorias mais numerosas presentes nesse cenário e por muito tempo seu trabalho foi associado apenas ao esforço manual e físico, converter este paradigma tecnicista implica na reformulação de suas atribuições. Objetivo: Apontar possibilidades de avanços no escopo de trabalho do técnico de enfermagem descrevendo de que forma acontece o treinamento para o desempenho deste profissional nesse novo papel. Método: Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência de um hospital privado e filantrópico de grande porte da cidade de São Paulo. Resultados: No período de 2010-2022 foram treinados 1.981 técnicos de enfermagem. Este profissional a princípio é indicado pela liderança direta que utiliza como critérios de escolha: disposição e motivação em disseminar o conhecimento, saber com exatidão a execução da tarefa que precisa ser difundida, ter compromisso com a empresa, ser instigado à atualização contínua, possuir habilidade de adaptação as mudanças, ser organizado e ter a capacidade de racionalizar custos inerentes a assistência. O treinamento possui diferentes estratégias de ensino para a turma de formação e de atualização. Conclusão: A construção de subsídios para o embasando contínuo e a atualização do técnico de enfermagem como multiplicador de conhecimento, além de garantir um diferencial para este profissional, partindo do princípio que a educação é ampliada à medida que se compartilha, gera valor para a empresa refletindo na manutenção e multiplicação in loco dos processos e dos valores da instituição.
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