A percepção de docentes da área da saúde após imersão no contexto de responsabilidade social e as minorias: Um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.9786

Palavras-chave:

Responsabilidade Social, Educação Interprofissional, Ensino

Resumo

Neste artigo, pretende-se levantar reflexões sobre a discussão da responsabilidade social no ensino em saúde levando em consideração as minorias, como as populações LGBTQIA+, populações tradicionais e deficientes físicas. Toda essa temática foi discutida tendo como base a interprofissionalidade. Para isso, foi feito um relato de experiência sobre a percepção de docentes da área da saúde após participação em uma disciplina sobre Educação em Saúde na Amazônia e a Responsabilidade Social, com participação de profissionais da saúde, com áreas de atuação diversas (medicina, enfermagem, fisioterapia, psicologia, odontologia), sendo realizado na Universidade do Estado do Pará, em outubro de 2022. Com base na observação crítica das demandas levantadas durante a disciplina, a experiência permitiu conhecer as peculiaridades dos grupos discutidos e a necessidade de levar essa temática para o ensino na graduação médica, com o planejamento de torná-la parte do projeto político pedagógico do curso de medicina como módulo obrigatório, contribuindo para uma melhor formação do profissional médico. Além disso estimular a comunidade acadêmica a realizar projetos de extensão que abranjam as minorias, contribuindo para o crescimento do papel social das IES.

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Biografia do Autor

Márcia Bitar Portella, Universidade do Estado do Pará , Belém

Possui graduação em Medicina pela Faculdade Estadual de Medicina do Pará. Mestre em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo e Doutora em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo. 

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Publicado

2023-12-16

Como Citar

Mendonça, L. T. de, Mendonça, K. R. C. de, & Portella, M. B. (2023). A percepção de docentes da área da saúde após imersão no contexto de responsabilidade social e as minorias: Um relato de experiência . Revista Brasileira De Educação E Saúde, 13(4), 863–867. https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.9786

Edição

Seção

Artigos