Simulação realística no ensino médico: como construir um caso de intoxicação por cocaína
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v13i2.9800Palavras-chave:
Treinamento por simulação, Simulação de paciente, Intoxicação, SimZones, PearlsResumo
A simulação realística desempenha um papel importante na transição dos estudantes para o contexto real, permitindo uma conduta segura e sistematizada, garantindo maior segurança ao paciente. A cocaína é uma das drogas mais utilizadas no mundo, sendo seu uso associado a efeitos decorrentes da toxicidade aguda, principalmente os cardiovasculares. O objetivo primário deste trabalho foi elaborar um caso simulado de intoxicação por cocaína, além de abordar os estágios necessários para construção de um cenário em simulação médica. O cenário foi desenvolvido no Centro de Simulação Realística UNILUS com utilização do simulador de alta fidelidade CAE Apollo Prehospital. Para o desenvolvimento foram utilizadas as ferramentas SMART, PEARLS e conceitos de SimZones. O caso descrito conta com todas as informações pertinentes a sua programação e execução como: sinais vitais, falas do paciente, pontos de discussão e checklist para avaliação da simulação. Concluímos que esta metodologia proporciona uma importante etapa na formação do profissional, garantindo uma assistência segura aos futuros pacientes.
Downloads
Referências
BORGES, A. R. Intoxicações agudas por cocaína e crack: um estudo transversal. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso.
CREMONESI, E. Interação de cocaína com a anestesia. Relato de um caso. Brazilian Journal of Anesthesiology, 33, n. 3, p. 185-187, 2020.
DAVID, S.; KNIELING, A.; DAMIAN, S. I.; DIAC, M. et al. Study on forms of intoxication with cocaine and evolutionary aspects. Rev. Chim., 69, p. 1216-1219, 2018.
DE CASTRO, R. A.; RUAS, R. N.; ABREU, R. C.; ROCHA, R. B. et al. Crack: farmacocinética, farmacodinâmica, efeitos clínicos e tóxicos. Rev Med Minas Gerais, 25, n. 2, p. 253-259, 2015.
DE SOUZA MAGNAGO, T. S. B.; DA SILVA, J. S.; LANES, T. C.; DAL ONGARO, J. et al. Simulação realística no ensino de segurança do paciente: relato de experiência. Revista de Enfermagem da UFSM, 10, p. 13, 2020.
DOS SANTOS, T. A.; SESTELO, M. R.; ALELUIA, I. M. B. Percepção discente sobre a qualidade das práticas educativas em cenário de simulação na graduação médica. International Journal of Education Health, 5, n. 1, p. 27-41, 2021.
DOURADO, A. S. S.; GIANNELLA, T. R. Ensino baseado em simulação na formação continuada de médicos: análise das percepções de alunos e professores de um Hospital do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação Médica, 38, p. 460-469, 2014.
EPPICH, W.; CHENG, A. Promoting Excellence and Reflective Learning in Simulation (PEARLS): development and rationale for a blended approach to health care simulation debriefing. Simulation in Healthcare, 10, n. 2, p. 106-115, 2015.
GAZONI, F. M.; TRUFFA, A. A.; KAWAMURA, C.; GUIMARÃES, H. P. et al. Complicações cardiovasculares em usuário de cocaína: relato de caso. Revista Brasileira de Terapia Intensiva, 18, p. 427-432, 2006.
HARRINGTON, D.; SIMON, L. Designing a simulation scenario. StatPearls, 2022.
INC, U. Cocaine toxicity: Rapid overview of emergency management. UpToDate, 2022.
MACIEIRA, L. M. d. M.; TEIXEIRA, M. D. C. B.; SARAIVA, J. M. A. Simulação médica no ensino universitário de pediatria. Revista Brasileira de Educação Médica, 41, p. 86-91, 2017.
PAULO, S. M. d. S. d. S. Manual de Toxicologia Clínica. 2017.
PRESADO, M. H. C. V.; COLAÇO, S.; RAFAEL, H.; BAIXINHO, C. L. Aprender com a simulação de alta fidelidade. Ciência Saúde Coletiva, 23, p. 51-59, 2018.
RESENDE, I. M.; OLIVEIRA, A.; MORAIS, B.; CARVALHO, E. A relação entre a intoxicação por cocaína e o infarto agudo do miocárdio. Cadernos da Medicina-UNIFESO, 2, n. 2, 2019.
ROUSSIN, C. J.; WEINSTOCK, P. SimZones: an organizational innovation for simulation programs and centers. Academic Medicine, 92, n. 8, p. 1114-1120, 2017.
UNODC, U. N. O. o. D. a. C.-. World Drug Report 2021. Drug Market Trends: Cocaine and amphetamine-type stimulants, 2021.
VALINETTI, E. A.; CORREA, S. M. A.; SIMONETTI, M. d. P. B. Uso de cocaína durante a gravidez. Relato de caso. Brazilian Journal of Anesthesiology, 43, n. 4, p. 269-272, 2020.
YAMANE, M. T.; MACHADO, V. K.; OSTERNACK, K. T.; MELLO, R. G. Simulação realística como ferramenta de ensino na saúde: uma revisão integrativa. Rev Espac Saude, 20, n. 1, p. 87-107, 2019.
ZIMMERMAN, J. L. Cocaine intoxication. Critical care clinics, 28, n. 4, p. 517-526, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sarah D’Antonio Marinho, Lyandra Souto Santos, Gabriel Rodrigues Silva, Elio Gilberto Pfuetzenreiter Júnior, Edgar Matias Bach Hi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cess