O uso da realidade virtual como ferramenta de ensino na saúde odontológica: uma análise bibliométrica
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v13i3.9804Palavras-chave:
Simulação Computadorizada, Odontologia, Educação, Ensino, Realidade VirtualResumo
A criação da realidade virtual é resultado do avanço da tecnologia mundial. Sua inserção no ensino odontológico revolucionou os métodos tradicionais de aprendizagem, contribuindo para uma completa imersão com o objeto estudado. A finalidade deste estudo foi analisar a produção científica sobre o uso da realidade virtual no ensino odontológico. Os artigos foram buscados nas bases de dados “Web Of Science” e “Scopus”, sendo incluídos aqueles publicados entre 1998 a 2022. Para a análise dos dados, utilizou-se o software “Bibliometrix”. Observou-se entre os 77 artigos analisados, que os Estados Unidos e a China são os países que mais estudam sobre o tema, sendo os autores chineses com maior número de citações, e a revista "Journal of Dental Education" liderando as publicações. Acerca dos artigos discutidos, notam-se as novas oportunidades de estudo, ensino e aplicabilidade permitidas devido ao crescente número de artigos a respeito desta temática.
Downloads
Referências
AFONSO, G. B.; MARTINS, C. C.; KATERBERG, L. P.; BECKER, T. M.; DOS SANTOS, V. C.; AFONSO, Y. B. Potencialidades e fragilidades da realidade virtual imersiva na educação. Revista Intersaberes, v. 15, n. 34, 2020. https://doi.org/10.22169/revint.v15i34.1800.
BRUZAMOLIN, C. D; CARDOSO, E. R.; FRANCISCO, S. A.; BOTELHO-FILHO, C. R.; GABARDO, M. C. L. Uso de realidade virtual no ensino da Odontologia: um projeto piloto. Revista da ABENO, v. 20, n. 2, p. 131-136, 2020. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i2.1040
DA ROCHA, E. F.; DA ROCHA, V. C. F. Novas tecnologias educacionais aplicadas ao ensino odontológico brasileiro: uma revisão bibliográfica. Revista Eletrônica Acervo Científico, v. 5, p. e796-e796, 2019. https://doi.org/10.25248/reac.e796.2019
DE ALMEIDA, V. D.; FURTADO, D. C.; RIBEIRO, L. H. F.; DE MORAIS, N. M.; DO NASCIMENTO, E. G. C.; FERNANDES, J. V.; BEZERRA, C. M.; DE ANDRADE, M. F.; FERNANDES, T. A. A. M. Análise bibliométrica das publicações dos últimos 16 anos sobre o uso da Realidade Virtual como ferramenta de ensino na área da saúde. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, p. e40210313523-e40210313523, 2021.
DE ALMENDRA FREITAS, C. O.; DE ASSIS, V.; EFING, A. C. Impactos socioeconômicos das TIC e da sociedade informacional nas relações de trabalho. Cadernos de dereito actual, n. 9, p. 43-59, 2018.
ELIAS, M. L. G. G. R.; MACHADO, H. P. V. O campo da gestão do conhecimento a partir de bibliometrias. Informação & Informação, v. 25, n. 1, p. 320-345, 2020. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n1p320
FERRO, A. S.; NICHOLSON, K.; KOKA, S. Innovative trends in implant dentistry training and education: A narrative review. Journal of Clinical Medicine, v. 8, n. 10, 2019. https://doi.org/10.3390/jcm8101618
FONSECA, K. R.; DE OLIVEIRA, C. B. C.; DO VALLE, M. G. O uso da realidade virtual no ensino de biologia: análise de tours do aplicativo google expedições. RENOTE, v. 20, n. 1, p. 328-337, 2022. https://doi.org/10.22456/1679-1916.126680
GONÇALVES, M. J. R.; DE CARVALHO, A. L. M.; DA SILVA, M. J.; DE ARAÚJO, M. F.; NASCIMENTO, S. B. D. S. L.; ALVES, Y. L. O. A evolução da tecnologia na educação. Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros, v. 10, n. 37, p. 21-34, 2019.
LIEBERMANN, A.; ERDELT, K. Virtual education: Dental morphologies in a virtual teaching environment. Journal of dental education, v. 84, n. 10, p. 1143-1150, 2020. https://doi.org/10.1002/jdd.12235
DE OLIVEIRA, O. J.; DA SILVA, F. F.; JULIANI, F.; BARBOSA, L. C. F. M.; NUNHES, T. V. Bibliometric Method for Mapping the State-of-the-Art and Identifying Research Gaps and Trends in Literature: An Essential Instrument to Support the Development of Scientific Projects. IntechOpen, 2019. https://doi.org/10.5772/intechopen.85856
PERRY, S.; BRIDGES, S. M.; BURROW, M. F. A conceptual model for clinical psychomotor skill development in an era of simulated and virtual reality. European Journal of Dental Education, v. 26, n. 2, p. 263-276, 2022. https://doi.org/10.1111/eje.12699
RESENDE, B.; DOS SANTOS, M. G. Virtualização e educação: Desafios além da realidade. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v. 8, n. 1, 2019.
ROJAS-SÁNCHEZ M. A.; PALOS-SÁNCHEZ P. R.; FOLGADO-FERNÁNDEZ J. A. Systematic literature review and bibliometric analysis on virtual reality and education. Educ Inf Technol (Dordr). 2022 Jun 27:1-38.
SANTOS, B. M.; CORDEIRO, M. E. C.; SCHNEIDER, I. J. C.; CECCON, R. F. Educação Médica durante a Pandemia da Covid-19: uma Revisão deEscopo. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, 2020. https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200383.
SHERMAN, W. R.; CRAIG, A. B. Understanding virtual reality: Interface, application, and design. 2ª ed. Cambridge, MA: Elsevier, 2019.
YEUNG, A. W. K.; TOSEVSKA, A.; KLAGER, E.; EIBENSTEINER, F.; LAXAR, D.; STOYANOV, J.; GLISIC, M.; ZEINER, S.; KULNIK, S. T.; CRUTZEN, R.; KIMBERGER, O.; KLETECKA-PULKER, M.; ATANASOV, A. G.; WILLSCHKE, H.Virtual and Augmented Reality Applications in Medicine: Analysis of the Scientific Literature. J Med Internet Res. 2021 Feb 10;23(2):e25499. https://doi.org/10.2196/25499.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gabrieli Duarte Farias, Maria Lúcia Ribeiro Barbosa , João Pedro Costa Pinto , Carmem Silvia Laureano Dalle Piagge, Cláudia Batista Mélo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cess