Os impactos da pandemia de COVID 19 no ensino técnico em enfermagem: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.9815

Palavras-chave:

Formação técnica em enfermagem, Ensino Remoto Emergencial, Qualificação docente

Resumo

A pesquisa tem como objetivo analisar potencialidades e fragilidades do processo formativo de técnicos em enfermagem do Colégio Técnico de Limeira – COTIL durante a pandemia da COVID19 por meio de ensino remoto emergencial compulsório bem como o uso das tecnologias de informação. Avaliou-se o impacto neste processo à luz das metodologias ativas e avaliação e por último problematizou-se uma possível adoção do modelo híbrido de ensino para o referido curso. Trata-se de uma Pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva, por meio de entrevistas semiestruturadas junto ao corpo docente e grupos focais com os discentes. Dados avaliados pela análise de conteúdo na modalidade temática. Como elementos norteadores: a LDB para a formação técnica, o Projeto Político Pedagógico institucional, o Projeto Pedagógico do Curso e seus currículos e ementas. O corpo docente apontou dificuldades na construção de conteúdos de forma on-line, além de parâmetros avaliativos e também a falta da interdisciplinaridade. Apontam a necessidade de educação permanente para qualificação de novos recursos. O corpo discente relata a falta de aulas mais interessantes e apontam sobrecarga de tarefas; assumem que não tiveram o compromisso adequado e, apesar de mostraram-se mais próximos às tecnologias, não gostariam de um ensino híbrido, pois avaliam que o presencial é mais rico em todos os sentidos.  

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Biografia do Autor

Gabriel de Barros Macedo Matos, Universidade Federal de São Paulo ,São Paulo

Graduado em Enfermagem pela Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro. Mestre Profissional em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo , São Paulo,SP

Beatriz Jansen Ferreira, Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde, São Paulo

 

Pós-doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – São Paulo – SP. Docente do Programa de Pós Graduação “Ensino em Ciências da Saúde” do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS) ,São Paulo ,SP

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Publicado

2023-12-07

Como Citar

Matos, G. de B. M., & Ferreira, B. J. (2023). Os impactos da pandemia de COVID 19 no ensino técnico em enfermagem: um estudo de caso. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 13(4), 848–856. https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.9815

Edição

Seção

Artigos