Os impactos da pandemia de COVID 19 no ensino técnico em enfermagem: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.9815Palavras-chave:
Formação técnica em enfermagem, Ensino Remoto Emergencial, Qualificação docenteResumo
A pesquisa tem como objetivo analisar potencialidades e fragilidades do processo formativo de técnicos em enfermagem do Colégio Técnico de Limeira – COTIL durante a pandemia da COVID19 por meio de ensino remoto emergencial compulsório bem como o uso das tecnologias de informação. Avaliou-se o impacto neste processo à luz das metodologias ativas e avaliação e por último problematizou-se uma possível adoção do modelo híbrido de ensino para o referido curso. Trata-se de uma Pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva, por meio de entrevistas semiestruturadas junto ao corpo docente e grupos focais com os discentes. Dados avaliados pela análise de conteúdo na modalidade temática. Como elementos norteadores: a LDB para a formação técnica, o Projeto Político Pedagógico institucional, o Projeto Pedagógico do Curso e seus currículos e ementas. O corpo docente apontou dificuldades na construção de conteúdos de forma on-line, além de parâmetros avaliativos e também a falta da interdisciplinaridade. Apontam a necessidade de educação permanente para qualificação de novos recursos. O corpo discente relata a falta de aulas mais interessantes e apontam sobrecarga de tarefas; assumem que não tiveram o compromisso adequado e, apesar de mostraram-se mais próximos às tecnologias, não gostariam de um ensino híbrido, pois avaliam que o presencial é mais rico em todos os sentidos.
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