Os impactos da pandemia de COVID 19 no ensino técnico em enfermagem: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.9815Palabras clave:
Formação técnica em enfermagem, Ensino Remoto Emergencial, Qualificação docenteResumen
A pesquisa tem como objetivo analisar potencialidades e fragilidades do processo formativo de técnicos em enfermagem do Colégio Técnico de Limeira – COTIL durante a pandemia da COVID19 por meio de ensino remoto emergencial compulsório bem como o uso das tecnologias de informação. Avaliou-se o impacto neste processo à luz das metodologias ativas e avaliação e por último problematizou-se uma possível adoção do modelo híbrido de ensino para o referido curso. Trata-se de uma Pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva, por meio de entrevistas semiestruturadas junto ao corpo docente e grupos focais com os discentes. Dados avaliados pela análise de conteúdo na modalidade temática. Como elementos norteadores: a LDB para a formação técnica, o Projeto Político Pedagógico institucional, o Projeto Pedagógico do Curso e seus currículos e ementas. O corpo docente apontou dificuldades na construção de conteúdos de forma on-line, além de parâmetros avaliativos e também a falta da interdisciplinaridade. Apontam a necessidade de educação permanente para qualificação de novos recursos. O corpo discente relata a falta de aulas mais interessantes e apontam sobrecarga de tarefas; assumem que não tiveram o compromisso adequado e, apesar de mostraram-se mais próximos às tecnologias, não gostariam de um ensino híbrido, pois avaliam que o presencial é mais rico em todos os sentidos.
Descargas
Citas
BACICH, L.; MORAN, J.; Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora, 2018.
BARDIN, L.; Análise de conteúdo, São Paulo: edição 70, 2016
CAIRES, V. G; OLIVEIRA, M. A. M.; Educação profissional brasileira: da colônia ao PNE 2014-2024. Editora Vozes Limitada, 2018.
CHAVES FILHO, H. et al. Educação a distância em organizações públicas; mesa redonda de pesquisa – ação. Brasília: ENAP, 2006, p. 200.
DA MATA, A. A. et al. Impacto da pandemia de COVID-19 na saúde mental de crianças e adolescentes: uma revisão integrativa. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 6901-6917, 2021.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. 213 p. ISBN 8521900058.
GODOI, M. et al. O ensino remoto durante a pandemia de covid-19: desafios, aprendizagens e expectativas dos professores universitários de educação física. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. 1-19, 2020.
HORN, M. B.; STAKER, H.; CHRISTENSEN, C.; Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Penso Editora, 2015.
IMRAN, N. et al. Psychological burden of quarantine in children and adolescents: A rapidsystematic review and proposed solutions. Pakistan Journal of Medical Sciences, v. 36, n. 5, p. 1106-1116, 2020.
LIMA, V. M. do R.; et al. Processos de formação continuada: com a palavra o professor de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 61–79, 2017.
MOORE, M.; KEARSLEY, G.; Educação a distância. 3º ed. São Paulo: Cengage Lerning, 2013.
NUNES, C. P; OLIVEIRA, D. A.; Trabalho, carreira, desenvolvimento docente e mudança na prática educativa. Educação e pesquisa, v. 43, n. 1, p. 65-80, 2017.
PALFREY, J.; GASSER, U. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração dos nativos digitais. Porto Alegre: ARTMED, 2011.
PASINI, C.G.; CARVALHO, E,; ALMEIDA, L.H.C. Educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. Ministério da Educação: Observatório Socioeconômico da COVID-19 da UFSC, 2020.
REIGADA, C. R. Simulação: metodologia ativa de ensino inovadora no curso Técnico em Enfermagem. Dissertação de Mestrado – UNIFESP. 2020.
SANT'ANNA, A. S.; Profissionais mais competentes, politicas e práticas de gestão mais avançadas. RAE eletrônica, v. 7, n. RAE electron., 2008 7(1), jan. 2008.
SOUZA, T.C. et al. Ansiedade, depressão e ideação suicida em docentes universitários, em tempos de pandemia da COVID-19. Diversitas Journal, v. 7, n. 4, p. 2590-2604, 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Gabriel de Barros Macedo Matos, Beatriz Jansen Ferreira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Termo de cess