Percepção dos acadêmicos sobre o estágio em cuidado farmacêutico

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v14i2.10346

Abstract

For at least forty years, pharmaceutical care and the most varied services that make up this clinical practice, have saved millions of dollars in healthcare by improving the clinical status of patients and slowing the progression of their health conditions. In view of this, a Pharmaceutical Office was implemented at the Medicines Distribution Center in Alfenas-MG, with the purpose of providing these pharmaceutical services and offering curricular internships to Pharmacy students. The objective of this work was to analyze the perception of academics who completed a supervised voluntary internship at the Pharmaceutical Office from February 2018 to November 2019, through a qualitative study. The interns were interviewed about their experience and the interviews (n=17) were recorded, transcribed, evaluated and the responses were divided into five categories. It was observed that the most recurrent statements about the importance of the internship were: clinical experience through direct contact with the patient (71%), application of theoretical knowledge in practice (50%), opportunity to help patients (14%). Regarding the difficulties/disadvantages encountered: communication with the patient (43%), time for studies/activities (28%), difficulty in integrating knowledge (28%). The most recurrent statements about the facilities/advantages found were: location of the office (21%), communication with the patient (43%), support from advisors (15%). The academics suggested: increasing opening hours (28%), meeting to discuss clinical cases (21%), training (14%). According to the results obtained, it is clear that the student's participation in the Pharmaceutical Clinic contributes positively to their training and professional qualifications in the area of pharmaceutical care.

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Author Biographies

Rafael Araujo Silva, Unifal-MG

Posssui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas (2021). Atualmente, é mestrando em Ciências Farmacêuticas com ênfase em toxicologia pelo PPGCF. Atuou durante a graduação como voluntário no SUS de Alfenas com a prática de cuidado farmacêutico.

Pedro Carlos de Almeida Neto, Unifal-MG

Possui graduação em Farmácia Generalista e Mestrado em Ciências Farmacêuticas pelo PPGCF, ambos pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Durante a graduação colaborou por 4 períodos com o Departamento de Farmacologia como monitor (Farmacologia I e Farmacologia Aplicada à Farmácia) e desenvolveu projeto de Extensão junto à Secretaria Municipal de Saúde de Alfenas (MG) envolvendo a educação continuada da equipe dos PSFs quanto ao Uso Racional de Medicamentos (URM); no Mestrado trabalhou com modelo animal de disbiose, inflamação intestinal, bioquímica do processo redox endógeno e seus resultados sobre a disbiose e a inflamação e modelo animal de inflamação hepática (este como colaborador do projeto de Doutorado da Profa. Me. Denise Aparecida Correa - também do PPGCF Unifal-MG).Atualmente é Profissional de Apoio à Pesquisa e Extensão do Departamento de Diagnóstico Oral (Área de Patologia) da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP Unicamp). 

Luana Sueli Silva, USP

Mestranda em ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (USP). Farmacêutica pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). É técnica em química, pela E.T.E.C. Dr. Adail Nunes da Silva. Possui experiência na área industrial farmacêutica no controle de qualidade e na gestão produtiva, pelas industria farmacêutica Uzinas Chimicas Brasileira (UCB) e Farmax Industria de cosméticos. Foi Professora bolsista do cursinho preparatório para o ENEM, pelo programa de extensão da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) de 2017 a 2021. Foi monitora de Biologia Molecular (2018) e Química Farmacêutica I (2019).Realizou pesquisas na área de Parasitologia Humana, fomento Cnpq, e pesquisas na área de Microbiologia dos Alimentos, voluntariamente pela FAPEMIG, ambas as pesquisas são desenvolvidas na instituição de ensino (UNIFAL). Atualmente desenvolve pesquisas na área de farmácia clínica e farmacogenética, com ênfase em epilepsia farmacorresistente.

Thatiane Bárbara de Barros, Unifal-MG

Farmacêutica pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), em 2022. Pós-graduada em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica pela UNIFAL-MG. Residente Multiprofissional em Saúde da Família (SUS) pela Universidade Federal de Alfenas-MG (03/2022- 03/2024), onde atuou na USB Primavera, Farmácia Universitária (FarUni) da UNIFAL-MG, Vigilância Sanitária e Central de Medicamentos de Alfenas. Experiências com o Componente Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, com Cuidado Farmacêutico e Fitoterápicos.

Tiago Marques Reis, Unifal-MG

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas, mestrado em Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Ciências pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Trabalhou como consultor técnico no Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Coordenou o Curso de Capacitação em Dispensação de Medicamentos (modalidade à distância). Foi tutor no curso de Gestão da Assistência Farmacêutica - UFSC/MS e no PET-Saúde/GraduaSUS. Foi Coordenador de Projetos do Fórum Nacional de Farmácias Universitárias (gestão 2019-2021). Atualmente, é professor adjunto na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Alfenas. Atua como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica (PPGASFAR/UNIFAL-MG) e está credenciado como docente colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG. Líder do Grupo de Pesquisa em Assistência Farmacêutica e membro do Grupo de Pesquisa em Síntese de Evidências em Saúde. Possui experiência na área de Farmácia (subárea Farmácia Clínica, Assistência e Atenção Farmacêuticas).

Luciene Marques, Unifal-MG

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas (1996) e mestrado em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Doutora em Psicobiologia na UNIFESP (2012). É especialista em Fitoterapia pela Faculdade Eficaz (2014) e Especialista em Cosmetologia pela Universidade de Franca\Instituto IPUPO (2016). Atualmente é professor Associado nível 2 da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Farmácia clínica e ministra as disciplinas de Cuidado farmacêutico em problemas de saúde autolimitados, Cuidado farmacêutico em doenças crônicas, Deontologia e Legislação Farmacêutica, Estágio em Cuidado Farmacêutico. Autora dos Livros: Atenção Farmacêutica em Distúrbios Menores. 2 ed., 2008; Atenção Farmaceutica em disturbios maiores, 2 ed., 2013; Atenção Farmacêutica nos Transtornos de humor, 1 ed., 2013. Orientadora do estágio em cuidado farmacêutico - acompanhamento farmacoterapêutico. Coordenadora do Núcleo de Cuidado Farmacêutico da UNIFAL-MG (NAFAU) desde 2012, coordenadora do Simpósio Internacional do Cuidado Farmacêutico que ocorre a cada dois anos. Atualmente é Responsável e Diretora técnica da Farmácia Universitária da UNIFAL. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica, regional Minas Gerais. Vice-coordenadora do Mestrado em Assistência Farmacêutica PPGASFAR, polo UNIFAL. Coordenadora da Especialização Lato sensu em Farmácia clínica e Atenção Farmacêutica.

Published

2024-04-14

How to Cite

Araujo Silva, R., Carlos de Almeida Neto, P., Sueli Silva, L., Bárbara de Barros, T., Marques Reis, T., & Marques, L. (2024). Percepção dos acadêmicos sobre o estágio em cuidado farmacêutico . Revista Brasileira De Educação E Saúde, 14(2), 279–283. https://doi.org/10.18378/rebes.v14i2.10346

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