A importância do lúdico na superação das dificuldades de aprendizagem: um olhar psicopedagógico

Authors

  • Maria Isabel Amorim da Silva Andrade FIP
  • Tatiana Cristina Vasconcelos

Abstract

O lúdico é uma situação privilegiada de aprendizagem na qual o desenvolvimento pode alcançar níveis mais complexos, exatamente pela possibilidade de interação, em uma situação imaginária e pela negociação de regras de convivência e de conteúdos temáticos. O lúdico é um recurso pedagógico fundamental para desperta a criatividade, a capacidade inventiva, a iniciativa, bem como o desenvolvimento de um senso crítico, objetivando o favorecimento da aprendizagem. O professor deve redimensionar sua prática pedagógica, proporcionando uma maior utilização das atividades lúdicas. Inúmeras dificuldades são superadas no processo de ensino aprendizagem quando se trabalha com o lúdico. Por essa razão, a escola deve facilitar a aprendizagem utilizando-se de atividades lúdicas que criem um ambiente alfabetizador para favorecer o processo de aquisição de autonomia de aprendizagem.  É por intermédio da atividade lúdica que a criança se prepara para a vida, assimilando a cultura do meio em que vive, a ela se integrando, adaptando-se às condições que o mundo lhe oferece e aprendendo a competir, cooperar com seus semelhantes e conviver como um ser social. O lúdico favorece o desenvolvimento das estruturas motoras e afetivas, pois, permite que o sujeito realize descentrações e coordenações de pontos de vista, bem como, o desencadeamento de regulações ativas no processo de escolha de procedimentos adequados ao alcance de seus objetivos.

 

Palavras-chave: Dificuldades de Aprendizagem. Lúdico. Psicopedagogia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maria Isabel Amorim da Silva Andrade, FIP

Professora da rede pública, diplomada em Pedagogia, especialista em Psicopedagogia, pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP).

Published

2013-07-01

How to Cite

Andrade, M. I. A. da S., & Vasconcelos, T. C. (2013). A importância do lúdico na superação das dificuldades de aprendizagem: um olhar psicopedagógico. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 2(1). Retrieved from https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2036