O ato de ler e a formação de leitores
Abstract
A aquisição da leitura se dá quando o indivíduo é capaz de atribuir sentido ao que lê, pois ela está vinculada à capacidade de interpretar o que está escrito. A leitura pode provocar mudança no desenvolvimento intelectual, profissional e pessoal do leitor. No entanto, deve-se registrar que ler é uma atividade extremamente complexa, que envolve problemas não só semânticos culturais, ideológicos, filosóficos, mais até fonéticos. Para acompanhar as constantes transformações do ato de ler é necessário que o leitor vai aperfeiçoando suas estratégias de leitura, de acordo com as necessidade externas. A leitura deve ser vista como um processo de compreensão abrangente, no qual o leitor tem grande importância, já que participa do mesmo com suas capacidades, no sentido de interiorizar as mais diversas formas de expressão textual. No entanto, para que haja uma revolução no aprendizado da leitura, faz-se necessário uma mudança de concepção dos professores a respeito desta atividade e do seu ensino a partir de uma aproximação e reflexão sobre o conhecimento produzido a respeito dos processos envolvidos neste aprendizado. O presente artigo tem por objetivo mostrar como ocorre a descoberta do prazer de ler.
Palavras-chave: Leitura. Prática. Prazer
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cess