Projeto político pedagógico: uma abordagem conceitual

Authors

  • Katiuska Lamara Vieira Cavalcante Lopes FIP

Abstract

O Projeto Político Pedagógico tem como finalidade organizar a estrutura escolar, estabelecendo um plano de metas e ações, tendo como base a comunidade intra e extraescolar, sabendo que deve acontecer de forma coletiva com todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem. O maior desafio da escola hoje, é o de construir o seu projeto político pedagógico, pois exige coletividade, proporcionando a participação de todos no contexto escolar. Para que o projeto se efetive é preciso delinear competências, tais como: a qualidade de ensino, a globalidade do processo educativo, criatividade, criticidade e a formação continuada. O papel da administração escolar para com o Projeto Político Pedagógico é de articular a interação de todos os envolvidos no processo educacional, valorizar o trabalho coletivo, respeitar a liberdade e as individualidades de cada um, assegurar recursos didáticos e financeiros para a instituição, primando por um planejamento coletivo com vistas a atender as necessidades da escola. O Projeto Político Pedagógico só pode ser construído se a escola dispor de autonomia, pois esta garante a instituição a independência e a liberdade de decidir sua prática educativa, não impedindo a mesma de executar leis constitucionais, mas também de construir suas próprias leis. Com autonomia, os professores, os alunos e pais são responsáveis pelo desempenho da instituição, já que todos participam da construção do ensino-aprendizagem. O presente artigo tem por objetivo apresentar um conceito e discutir as competências do Projeto Político Pedagógico, na construção de uma escola democrática.

 

Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico. Processo de Construção. Comunidade Escolar.

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How to Cite

Lopes, K. L. V. C. (2013). Projeto político pedagógico: uma abordagem conceitual. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 3(3). Retrieved from https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2506