Team-based learning: fazendo os alunos pensarem “fora da caixa”, os elementos essenciais para sua implantação
Abstract
Resumo: Atualmente devido às modificações nos campos sociais, econômicos e culturais o mercado de trabalho exige características profissionais que a formação básica e profissionalizante da escola tradicional não consegue atender. Neste contexto a reduzida carga horária, o declínio no número de professores qualificados e o desinteresse dos alunos contribuem ainda mais para uma formação acadêmica e profissional de baixa qualidade. Para tentar mudar este cenário, universidades internacionais passaram a adotar o Team-based learning (TBL), como método alternativo de ensino e aprendizagem. Portanto o objetivo desta revisão é descrever os elementos essenciais do TBL para sua implantação como uma modalidade alternativa de ensino. O TBL é um método de ensino baseado no construtivismo, que estimula o aluno a desenvolver, processar e maximizar a discussão, para a resolução de problemas do dia a dia. Neste método os conteúdos são agrupados em módulos constituídos por quatro fases: Readiness Assurance, readiness assurance test, Application of concepts e o Peer Assesment. Em termos gerais, o TBL melhora o desempenho acadêmico, reduz apatia do estudante e estimula o pensamento crítico, fazendo com que o aluno pense “fora da caixa”. Assim, o TBL é mais uma ferramenta pedagógica que pode ser adaptada para uma variedade de conteúdos e contribuir de forma positiva para a formação dos nossos futuros profissionais.
Palavras-chave: team-based learning, ensino centrado no aluno, auto-aprendizagem e métodos educacionais.
Downloads
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cess