Observando a criança no contexto escolar
Abstract
Até as primeiras décadas do século passado, prevaleceu o entendimento de que as crianças eram capazes de pensarem e de raciocinarem da mesma forma que os adultos e esse entendimento fazia com que estas recebessem o mesmo tratamento. Inexistia uma preocupação quanto os limites da criança. Esta somente se diferenciava do adulto porque esse era considerado superior mentalmente e fisicamente maior. No entanto, essa concepção somente começou a mudar após a contribuição de Piaget no campo da Psicologia, principalmente, voltadas para a evolução do pensamento humano até a adolescência. Partindo de observações iniciadas em seus próprios filhos, Piaget chegou à conclusão que em muitos aspectos, as crianças não são capazes de pensarem como os adultos, simplesmente por que faltam habilidades. E essa diferença não somente se traduz, mas em classe. Por outro lado, em relação à educação, defende Piaget que esta deve possibilita um desenvolvimento amplo e dinâmico à criança. Esse desenvolvimento que se inicia no período sensório-motor, se prolonga até o operatório abstrato. Ainda segundo Piaget para que haja realmente aprendizagem é necessário que o objetivo do processo educativo estejam centrados no aluno. Eles devem ser visto como instrumentos capazes de promoverem o desenvolvimento evolutivo natural. Assim, como um processo de reorganização cognitiva, a aprendizagem é construída internamente, e por isso depende do nível de desenvolvimento da criança.
Palavras-chave: Teorias piagetianas. Desenvolvimento. Infância.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cess