A percepção dos acadêmicos de fisioterapia sobre atividade desenvolvida em vigilância em saúde
Abstract
O processo de formação acadêmica engloba os métodos didáticos e a forma como as instituições facilitam o acesso ao conhecimento. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção dos acadêmicos de fisioterapia, sobre a atividade desenvolvida em vigilância em saúde. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado a partir de entrevistas com questões abertas, envolvendo 18 acadêmicos do 3º período do curso de fisioterapia do CESCAGE, contemplando assuntos referentes à percepção dos mesmos com a atividade prática realizada na comunidade de um bairro de Ponta Grossa/PR, como parte das disciplinas relação à atividade desenvolvida na comunidade como parte das disciplinas Fisioterapia Preventiva e Prática Integradora III. Os dados coletados foram organizados em três blocos: experiência com o tipo de atividade desenvolvida; percepção de vigilância em saúde; fisioterapia na vigilância em saúde. Com relação à experiência com o tipo de atividade desenvolvida, os acadêmicos a atribuíram como de grande relevância, pois permitiu conhecer melhor a população e suas necessidades. No eixo percepção de vigilância em saúde os acadêmicos (60%) consideraram positiva; (40%) relataram dificuldade no entendimento da real finalidade da pesquisa. Apesar da maioria dos acadêmicos considerar útil a atividade realizada, observa-se que ainda a percepção dos futuros fisioterapeutas não vislumbra o potencial de prevenção de doenças e promoção de saúde. Desta forma, urge a necessidade de direcionamento das instituições formadoras no enfoque nestas ações, para a construção de profissionais mais dinâmicos e integrados às reais necessidades presentes e futuras da população.
Palavras-chave: Promoção da saúde; fisioterapia; prevenção de doenças
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