Softwares matemáticos: O uso de novos recursos tecnológicos para o processo de ensino e aprendizagem da matemática
Abstract
A evolução tecnológica tem proporcionado mudanças revolucionárias nos paradigmas da educação, sendo desde o surgimento de novas modalidades até mudanças nas salas de aulas. E quando se trata do processo de ensino aprendizagem da matemática, essas mudanças também têm sido de grandes dimensões, visto que com o passar do tempo surgiu a necessidade de se inovar nas aulas de matemática, saindo da rotina tradicional dos livros, quadros, professores e alunos, incrementando o uso de novos recursos que possam estimular e facilitar o aprendizado nos estudantes. Desse modo, abriu-se a oportunidade de se inserir no ambiente de sala de aula o uso de softwares matemáticos, um recurso que cada vez mais ganha proporção no meio educacional. Essa nova ferramenta faz rever também mudanças no papel do professor, que antes era visto como mero transmissor ou decodificador do conhecimento, passando a ser mediador do conhecimento junto aos seus alunos. Utilizar-se de softwares é usar um método bastante construtivo, eficaz e satisfatório, é demonstrar na pratica o que é ensinado e encontrado na teoria diante dos livros. Entretanto, requer conhecimento prévio e alguns cuidados por parte do professor, principalmente, no manuseio desses recursos. Esse trabalho é centrado em abordar, analisar e discutir o uso de softwares matemáticos como novos recursos em sala de aula, possibilitando para os estudantes um aprendizado dinâmico, atrativo e prazeroso, tendo o professor como mediador e os estudantes como construtores de seus aprendizados, trazendo os recursos tecnológicos como ferramentas que possibilitam a construção dos conhecimentos matemáticos.
Palavras-chaves: Softwares. Matemática. Conhecimentos.
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