Práticas educacionais em saúde com crianças de creche no município de Santarém-PA: um relato de experiência

Authors

  • Maura Cristiane e Silva Figueira FACULDADES INTEGRADAS DO TAPAJÓS
  • Jeisa Soares Souza Faculdades Integradas do Tapajós
  • Elisabeth Jacquiline Santos Farias Faculdades Integradas do Tapajós

Abstract

A fim de realizar atividades educativas em saúde como práticas de Extensão Universitária, os acadêmicos de enfermagem das Faculdades Integradas do Tapajós realizaram uma intervenção na Associação Santarena de Estudos e Aproveitamento dos Recursos da Amazônia (SEARA), que trabalha com 230 crianças e adolescentes desnutridos ou desfavorecidos de um a 17 anos. A realização do trabalho foi direcionada para a sensibilização da importância da higiene corporal, e os cuidados para prevenção de verminoses. Nesse contexto, visando à educação para a saúde infantil e juvenil, foram utilizados métodos lúdicos como músicas com coreografias, histórias com fantoches, teatro, jogos e dinâmicas de forma interativa, criativa e divertida, almejando um melhor envolvimento da criança na busca de despertar nesse público o interesse de desenvolver e/ou permanecer com as práticas de hábitos saudáveis.

 

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maura Cristiane e Silva Figueira, FACULDADES INTEGRADAS DO TAPAJÓS

Mestre em Enfermagem  pela Unicamp; docente no curso de medicina na Universidade Estadual do Pará (UEPA); docente e coordenadora  do curso de Enfermagem das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT)

Jeisa Soares Souza, Faculdades Integradas do Tapajós

Acadêmica do curso de Enfermagem das faculdades Integradas do Tapajós

Elisabeth Jacquiline Santos Farias, Faculdades Integradas do Tapajós

Acadêmica do curso de Enfermagem das faculdades Integradas do Tapajós

Published

2015-10-06

How to Cite

Figueira, M. C. e S., Souza, J. S., & Farias, E. J. S. (2015). Práticas educacionais em saúde com crianças de creche no município de Santarém-PA: um relato de experiência. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 5(4), 01–04. Retrieved from https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3347

Issue

Section

Experience Report

Most read articles by the same author(s)