A importância da literatura infantil para o aprendizado da leitura nos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v5i2.4108Abstract
A literatura infantil constitui-se num excelente recurso ao processo de ensino-aprendizagem. Utilizando-a em sala de aula o professor consegue estimular o gosto pela leitura entre seus alunos, e, conseqüentemente, diminuir os problemas registrados durante o processo de aquisição dessa prática. A literatura infantil surgiu com o objetivo importante de formar cidadãos, que aprendessem a comportar-se na sociedade, lhes ensinando hábitos, costumes e padrões a serem seguidos. Esta particularidade trouxe para a literatura infantil uma vinculação ao contexto histórico no qual é produzida, cabendo-lhe cumprir uma prática ética e social, apresentando modelos de comportamento que facilitem a integração da criança na sociedade. No Brasil, o reconhecimento da literatura infantil está associado à proclamação da República, tendo em vista que necessitariam da construção de um novo país e uma nova cultura com valores cívicos e morais. A utilização da literatura infantil nas instituições de ensino e principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental, período da alfabetização, é algo que vem sendo bastante discutido nas últimas décadas com grande ênfase nos debates sobre aprendizagem da leitura e escrita e formação de professores. A integração literatura infantil e escola pode contribuir no questionamento dos valores vigentes na sociedade e na ampliação dos referenciais do mundo do educando, ajudando-o a reelaborar continuamente seus conhecimentos, sua aprendizagem, suas vivências, sua condição de sujeito ativo no meio onde está inserido.
Palavras-chave: literatura infantil, importância, recurso pedagógico.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cess