A importância da brinquedoteca na construção do conhecimento infantil
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v5i1.4109Abstract
Este artigo trata sobre a importância da brinquedoteca na aprendizagem infantil, tendo como objetivo a verificação da necessidade desse espaço nas escolas como um meio essencial para a construção da aprendizagem das crianças. A criação da brinquedoteca foi um marco legitimador e histórico da importância do brincar para a criança. Para realizar este estudo primeiramente foi feito um levantamento bibliográfico sobre o tema, tendo como principais teóricos Friedmann (1996) e Kishimoto (2008), os quais foram utilizados para a fundamentação teórica, revelando o quanto é importante o lúdico nas práticas de ensino das crianças, apresentando-o como um instrumento motivador para a criança. Na educação infantil, o professor pode explorar a imaginação da criança através do brinquedo, possibilitando o descobrimento de si mesmo e de suas capacidades. Esta pesquisa mostrou que para educar crianças com qualidade não se deve apenas trabalhar com conteúdos tradicionalmente, mas valer-se do lúdico para construir o conhecimento necessário para a formação do ser críticoreflexivo.
Palavras-chaves: Lúdico. Ensino. Criança.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cess