A construção da prática da leitura na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v5i1.4110Abstract
A leitura possui uma grande importância no desenvolvimento do ser humano. Pois, o homem não nasce completo, falta-lhe o conhecimento, o entendimento sobre certos assuntos, sobre a capacidade de saber opinar, dentre outros. E a leitura como um instrumento construtor, completa esse desenvolvimento pessoal. É impossível se pensar na existência de um processo educativo, no qual a leitura não se faça presente. Pois, sem ela não havia tal processo, sendo a mesma o fio condutor do processo educativo. É através dela e por meio dela, que a escola cumpre parte de seu papel, ou seja, transmite o conhecimento para seus alunos. É na Educação Infantil que a criança começa a desenvolver a sua prática de leitura, a procurar encontrar num texto palavras conhecidas, que ela possa estabelecer uma correlação com algo conhecido. Para facilitar esse processo, o professor precisa saber criar situações bem especiais, que sejam produtivas. O processo de aquisição da leitura na Educação Infantil se torna mais fácil, quando se faz uso de determinadas estratégias. Para aprender a ler de forma fácil, a criança precisa saber estabelecer uma correlação entre as palavras e imagens. Para tanto, é de fundamental importância que o professor procure sempre apresentar para as crianças imagens que representem objetivos relacionados ao cotidiano das crianças, nas quais elas vejam algum significado. O presente artigo tem por objetivo mostrar como ocorre a construção da prática da leitura na Educação Infantil.
Palavras-chave: Educação Infantil. Prática da Leitura. Construção.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cess